23ª campanha de vacinação contra a gripe: calendário dos grupos prioritários

0
1678

Teve início no dia 12 de abril a 23ª Campanha de vacinação contra a gripe (Influenza). Como estratégia para evitar aglomeração nas salas de vacinação, a campanha foi dividida em três etapas. Nessa primeira etapa, que vai até o dia 10 de maio, os grupos prioritários são: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes; Mulheres com até 45 dias pós-parto (puérperas); Trabalhadores da saúde; Povos indígenas. A meta para este ano é vacinar, pelo menos, 90% de cada grupo prioritário.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão sendo responsável por elevadas taxas de hospitalização. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

A vacina contra a Gripe (Influenza) é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe, além disso, a vacinação permitirá, ao longo de 2021 prevenir complicações, óbitos e as suas consequências sobre os serviços de saúde decorrentes da doença. A vacinação contra a Gripe (Influenza) também tem como objetivo minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

A segunda etapa será de 11 de maio a 06 de junho, e o grupo prioritário é de: Idosos com 60 anos e mais, e professores. A terceira etapa será de 09 de junho a 09 de julho, e o grupo prioritário é de: pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbanos e longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. (Informações: Déborah Ramos Goecking/ Assessoria de Comunicação Social SRS-TO/ SES/MG).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui