PRF apreende carregamento de explosivos em desacordo com a legislação

0
737

Teófilo Otoni – A Polícia Rodoviária Federal fazia fiscalização nesta segunda-feira (03/05), em Teófilo Otoni, quando os agentes perceberam um veículo de carga, e o condutor tentando fugir da passagem regular em frente ao posto policial, na BR-116. Segundo o agente da PRF, Vale Silva, a equipe achou estranho o movimento do motorista e interceptou o caminhão.

Ao verificar a carga foi constatado que ele transportava artefatos explosivos, descumprindo diversas disposições legais, dentre elas, o fato de dar carona a uma mulher e uma criança com deficiência. “Isso é em desacordo com a legislação, que ela prevê dada a periculosidade do tipo de produto transportado, pode ser feito só por profissionais”, disse Vale Silva. O PRF destaca ainda, que o motorista para iludir a fiscalização policial ainda tentou ocultar uma série de sinalizações. Ele deveria estar com batedores pra fazer o transporte de explosivos, e não estava, o que caracterizou uma negligência ainda mais forte da ocorrência.

Foi confirmada a procedência lícita da carga e o motorista foi preso em flagrante pelo art. 56, da lei de crimes ambientais, diante da negligência quanto ao transporte realizado e encaminhado à Polícia Civil. Foi ainda comunicado ao Exército Brasileiro quanto ao fato e o veículo foi liberado para o transporte com escolta.

O motorista saiu da Região Metropolitana de Belo Horizonte com destino à região de Montes Claros, para empresas relacionadas com mineração. Segundo Vale Silva, “apesar do conhecimento dele, da ilicitude que ele causou, ele não quis assumir o risco da ação dele, que se tornou uma negligência muito clara. Ele quis dizer que aquilo não oferecia grande perigo, apesar de serem explosivos, e ele simplesmente estava dando uma carona, não tinha problema algum”.

O PRF ressalta que a legislação é severa com esse tipo de produto artefato, exatamente pela periculosidade que a via é exposta com o transporte deles. Por isso são necessários os batedores e outros pré-requisitos na legislação. Estavam sendo transportados cerca de 500 quilos de explosivos, que poderia gerar um grave risco à segurança viária e à segurança pública. Visite a PRF-MG no Facebook: /PRF191MG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui