Presídio de Novo Cruzeiro é reinaugurado com reformas e ampliações físicas

0
1834

Na solenidade também foi comemorado o aniversário de 7 anos do Presídio de Novo cruzeiro, unidade referência no Estado

Autoridades descerraram a placa inaugural das reformas e ampliações
do Presídio de Novo Cruzeiro

Na quarta-feira (26/05/21), foi realizada a solenidade no Presídio de Novo Cruzeiro, para reinauguração da unidade com reformas e ampliação das instalações. O presídio, que é referência no estado, hoje conta com instalações modernas, revitalizadas e um ambiente humanizado. A solenidade foi muito prestigiada, com presença do prefeito de Novo Cruzeiro, Milton Coelho “Nem Capotão”; do secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública, dr. Jeferson Botelho; do diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas, Rodrigo Machado, representantes de instituições e da sociedade civil organizada.

O prefeito municipal de Novo Cruzeiro, Milton Coelho Oliveira – “Nem Capotão”, fez uso da palavra e cumprimentou de forma especial o seu amigo Jeferson Botelho, secretário adjunto da SEJUSP, e todos que compuseram a mesa diretora dos trabalhos. Disse que foi com muita satisfação, de muita alegria pra ele, poder participar desse ato de entrega da obra de reforma e ampliação da unidade prisional de Novo Cruzeiro. “Só quem conheceu esse presídio sabe o quanto isso mudou e melhorou. E eu diria que, não é nem uma obra de reforma, praticamente foi todo reconstruído, remodelado, e hoje, atende muito bem, não só aos apenados que vão ter aqui condições mais dignas, como também aos servidores que aqui trabalham”, disse.

Durante a solenidade, o prefeito Nem Capotão, foi agraciado com uma placa pelas relevantes contribuições e importante apoio para a conclusão das obras, e agradeceu ao diretor do presídio, Bruno Guimarães Pedreira, e a todos que contribuíram. “A Prefeitura ajudou, ajudou muito, mas sabemos que foi uma obra que teve o empenho de toda sociedade civil de Novo Cruzeiro. Isso é uma prova que quando a gente quer fazer a gente faz. E, fazer junto, a gente faz de forma mais fácil”.

O secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, dr. Jeferson Botelho recordou do tempo em que trabalhou na cidade de Novo Cruzeiro, há 11 anos, como delegado de Polícia Civil. Foi em 26 de maio de 2010, que ele recebeu uma mensagem do povo de Novo Cruzeiro, mensagem que ele guarda até hoje, e leu durante o evento: “Jefferson: Existem pessoas que simplesmente passam em nossas vidas e existem outras que passam, ficam e nos ensinam a viver melhor. Saiba que você com sua simplicidade e simpatia conquistou o nosso afeto. Seu bom humor já fazia parte do nosso dia-a-dia, as conversas, os conselhos, quanta falta nos fará. Lembraremos com saudades da sua presença sempre alegre e amiga. Que nessa nova fase que inicia em sua vida, você possa desempenhar com a mesma garra, coragem e otimismo que nunca lhe faltou. Ficaremos com saudade, afinal de contas você é e será um amigo muito especial para nós”.

Recorda que quando ali chegou não tinha asfalto de Itaipé pra lá, era só terra. Muitas vezes saía de Teófilo Otoni, chegava até Santa Cruz, mas não conseguia chegar até Novo Cruzeiro, era tudo com muita dificuldade. E com pouco tempo que esteve lá à frente da comarca, da delegacia, teve o privilégio de conhecer a região, citando Sapé, Lambari, Queixada, Lufa, e foi até Ribeirão das Almas, “terra de pessoa de alma boa”, disse.

E em Novo Cruzeiro, esteve como diretor do presídio, dividindo alegrias, retrocessos e conquistas. Sua sala era bem voltada para as celas, e o tempo todo internos chamando pelo seu nome, dizendo que estavam precisando de algo. “Para mim foi uma experiência muito importante. Evidentemente que eu nunca fui um pessimista. Aqui é terra de liberdade, como Teófilo Otoni defendeu a liberdade, a segurança, a propriedade, e a resistência à opressão”. Destacou que de Novo Cruzeiro, tem Ministro do STJ, como Arnaldo Esteves Lima. “No Vale do Jequitinhonha, talvez não tenhamos mais nem o Jequi e nem a Nhonha, mas temos a esperança, a cultura de um povo”.

O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (DEPEN/ MG), Rodrigo Machado de Andrade, falou em seu pronunciamento direcionado ao dr. Jeferson Botelho, que poder estar ali numa estrutura como é a do presídio de Novo Cruzeiro, um equipamento público onde ele trabalhou no seu tempo de delegado de Polícia Civil, para ele como diretor geral do DEPEN é uma grata satisfação. Ressaltou o importante trabalho que aconteceu na unidade prisional.

“É o que eu falo com nossos policiais, é transcender as muralhas com o trabalho dos nossos policiais, dos custodiados que nós temos nas nossas unidades prisionais. É poder mostrar para a sociedade que a gente consegue apoiá-las, através da custódia e da ressocialização. Esse trabalho que acontece aqui une a falange do bem, a partir do momento que a gente consegue interagir com os órgãos de segurança”. Machado enfatiza que o interno vai retornar ao seio da sociedade, e compete a todos os envolvidos no sistema prisional, fazer com que ele retorne de uma forma melhor do que entrou.

A Juíza de Direito da Comarca de Novo Cruzeiro, dra. Samira da Cunha Ribeiro Morais, está há um ano na região, e frisa que, ela costuma dizer a todos que chegam de fora, que não conhecem Novo Cruzeiro, que ali as coisas funcionam, as coisas andam, graças a um diálogo institucional muito ético que existe entre os membros dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, e com as instituições, OAB, Defensoria Pública, MPMG, PCMG, PMMG, PPMG. Dentre outros assuntos, pontuou o trabalho que vem sendo feito daquela unidade prisional, ressaltando que em atendimentos a presos, nenhum reclama de tratamento, nem de alimentação, não reclama de nada.

O diretor do Presídio de Novo Cruzeiro, Bruno Guimarães Pedreira, também iniciou sua fala cumprimentando a mesa em nome do secretário adjunto dr. Jeferson Botelho, e agradeceu às equipes de plantão da unidade, que se não fossem elas, esse trabalho não teria sido desenvolvido. Bruno ressalta que, apesar de ser de regime fechado, não foi registrado nenhum incidente de fuga, nenhuma apreensão de materiais ilícitos dentro da unidade, graças aos policiais que acompanharam os detentos.

“Agradeço a Deus por estar nessa nova etapa da minha carreira. Eu não esperava um dia estar à frente como gestor de uma unidade, mas aceitei esse desafio e estamos à frente. Continuo contando com o apoio de todos vocês, do Rodrigo representando nossa classe de policial penal, do subsecretário representando o Governo, dos comerciantes, Poder Judiciário, o coordenador João Robson, Bruno Rocha, inspetor Millard, a tropa, parcerias que vão fazer com que a gente caminhe de 2021 pra frente”.

Presídio de Novo Cruzeiro: A antiga cadeia pública se tornou presídio em 2014, quando sua gestão foi assumida pela atual Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). De lá para cá, passou por inúmeras reformas, trazendo melhorias significativas para o ambiente prisional. O presídio ganhou muralha, portaria, novas instalações elétricas e hidráulicas, salas administrativas, alojamento, refeitório, parlatórios, oficina de máscaras e depósito para guardar material e ferramentas usados na horta.

Ganhou um ambiente mais humanizado para servidores e presos. Todas as celas foram reformadas e mais uma foi construída, com dez vagas, além da instalação de concertinas, letreiro, iluminação externa e pintura de toda unidade. O pátio de banho de sol também passou por melhorias e ganhou uma quadra. Construída nos fundos do terreno, a horta produz semanalmente 100 kg de verduras, legumes e hortaliças. Os alimentos são doados para o Hospital São Bento de Novo Cruzeiro, instituição filantrópica que atende pacientes carentes.

Uma parceria com a Emater-MG proporciona que um profissional da instituição acompanhe toda a produção e plantação, que é orgânica, sem nenhum produto químico. Destaque, ainda, para uma oficina de costura que, atualmente, produz 400 máscaras de TNT todos os dias. O material é utilizado para proteção contra a covid-19. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui