Presidente da AMUC, Vavá Neiva, apresenta demandas da região ao Governador Romeu Zema

0
898

Na sexta-feira (11/06/21), em reunião de lideranças políticas, deputados e prefeitos com o governador Romeu Zema, em Teófilo Otoni, o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri (AMUC), dr. Heber Neiva “Vavá”, pôde cobrar atenção e atendimentos às demandas dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. “Os Vales do Jequitinhonha e Mucuri precisam ter voz e vez. Como presidente da Amuc não hesitei em cobrar “olho no olho” do governador atenção para os nossos vales e o nosso povo. Feliz em representar nossa região”, disse.

Para Vavá, a vinda do governador é importante por criar uma oportunidade dos prefeitos falarem “olho a olho” de uma realidade do que eles passam. Destaca que, muitas vezes, chega através do governador, por atravessador. Seria por parlamentar, pessoas da equipe dele ou outras, mas às vezes não é a realidade dos municípios. “E quando ele vem aqui, além dele visitar e ver com os próprios olhos, a gente tem oportunidade como nós tivemos, de falar olho no olho como eu falei, representando a AMUC, e seus 26 municípios”.

Vavá aproveitou e falou das demandas da região com o governador. Ressalta que os prefeitos querem muita coisa, investimentos, quer que seus municípios avancem, mas, disse ao governador que nesse momento o que os prefeitos querem é o básico, é a dignidade humana, citando a falta de água, de alimentos para as pessoas, da conservação das rodovias, da necessidade de se investir nos hospitais de menor porte pertencentes à AMUC e da região, enfim, os prefeitos querem ter voz e vez, e a vinda do governador propicia que a verdade seja dita e mostrada.

“E não é de forma a bajular. As pessoas muitas vezes falam meias palavras. Eu particularmente sou muito sincero, eu não tenho político de estimação. Não sou do lado A nem do lado B, eu sou do lado do povo e falo o que é verdade”.

Sobre o Hospital Regional de Teófilo Otoni, Vavá enfatiza que é muito bom, mas é uma obra que não vai sair da noite para o dia, vai demorar tempos. Até terminar a construção, até equipar o hospital, até ter gente pra trabalhar porque não tem recursos humanos para trabalhar num hospital dessa dimensão. “Nós precisamos de uma intervenção imediata, e foi nesse sentido que a vinda dele nos proporcionou a oportunidade de olho no olho, eu colocar todas essas demandas para ele”, disse Vavá.

Demandas apresentadas pelo presidente da AMUC, Dr. Heber Neiva “Vavá” ao governador de Minas, Romeu Zema:

1) Ações de combate à fome e a falta de água e comida nos vales do Mucuri e Jequitinhonha, como caminhões pipa, distribuição de cestas básicas. Doação de caminhão pipa para AMUC.

2) Incluir os vales do Mucuri e Jequitinhonha no Acordo do Governo do estado com a Vale do rio Doce. Contemplar com os percentuais de 1,5% para o enfrentamento da escassez de água em toda região. E fortalecimento da agricultura Familiar.

3) Auxílio financeiro e de insumos e materiais aos hospitais municipais e filantrópicos dos municípios pertencentes à AMUC.

4) Preparar o sistema de saúde para pós- -pandemia da Covid ou estabilização da pandemia. Pois pode haver colapso devido às demais patologias estarem “hibernadas”.

5) Pagamento das dívidas da Saúde do governo do estado para com os municípios iniciando para municípios com menores IDH.

6) Auxílio e incentivo financeiro aos artesãos dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.

7) Necessidade de forma urgente a garantir as obrigações da Copanor para com os municípios no abastecimento de água e coleta de esgoto.

8) Reavaliar a situação salarial dos funcionários da Copanor distante de uma realidade mínima adequada à defasagem de longa data.

9) Suporte imediato às polícias, Militar e, especialmente, à Polícia Civil.

10) Criar polo de processamento de tecnologia da cadeia do Lítio no Vale do Jequitinhonha. Exemplo Fábrica de Baterias veicular.

11) Rever e reajustar de forma imediata os valores repassados para o transporte escolar defasados há mais de 10 anos. Transporte escolar incluindo IDH entre os critérios.

“Seguiremos firmes na Missão de representar nosso Povo e a nossa Região. Juntos somos mais fortes” – Vavá – Prefeito de Caraí-MG e Presidente da AMUC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui