Delegado da Polícia Civil é preso na Operação Katharizo em Águas Formosas

0
2525

O delegado de Polícia Civil de Minas Gerais, lotado na cidade de Águas Formosas, R.L.Z.P., de 37 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (22/06/2021), na operação “Katharizo” deflagrada pela Polícia Civil. A operação foi coordenada pela 4ª Delegacia Regional de Nanuque e pela Corregedoria Geral da PCMG, contando com apoio de policiais da delegacia Regional de Almenara. Ao todo foram destacadas 05 equipes de policiais civis, 04 viaturas e 01 equipe de apoio aéreo, com a utilização de um helicóptero da instituição.

Em nota divulgada na noite desta terça-feira, a PC informa, que foi dado cumprimento a 02 mandados de prisão preventiva e 05 mandados de busca e apreensão. Duas pessoas foram presas, entre elas o delegado de polícia e um empresário, proprietário de um pátio de remoção de veículos, credenciado ao DETRAN/MG da comarca. As investigações deram início há cerca de 05 meses e apontaram a prática de crimes como corrupção ativa, corrupção passiva, fraude licitatória nos leilões de veículos automotores realizados pelo DETRAN, falsidade ideológica e coação no curso do processo.

A PC informou também que, durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, houve ainda a prisão em flagrante do delegado de polícia, pelo crime de armazenar irregularmente combustível e porte ilegal de arma de fogo e munições. Investiga-se ainda a prática do crime de peculato praticado pelo servidor público, em virtude da posse indevida de quantidade considerável de combustível que seria destinado às viaturas policiais. Foram apreendidos em sua residência e também em seu local de trabalho galões de combustível, um revólver calibre 22, munições calibre 32 e inúmeros documentos e pastas de veículos que seriam destinados a leilão.

Já durante as buscas no pátio de remoção e guarda de veículos apreendidos, foi apreendido um revólver calibre 38, uma pistola calibre 380, 208 munições calibre 380, 11 munições calibre 38, R$ 12.250,00 (dose mil, duzentos e cinquenta reais), 02 coldres, diversos dispositivos de armazenamento eletrônico, inúmeras pastas de veículos que seriam destinados a leilão, vários termos de liberação veicular, um cordão e um anel dourados semelhantes a ouro. O termo Katharizo que deu nome à operação, é oriundo do grego e significa “ato de purificar”, em referência aos crimes de corrupção investigados. (Informações passadas pela PCMG, em nota. Fotos: PCMG).

OBS: No fim da tarde deste mesmo dia (22), o helicóptero da PCMG pousou no aeroporto de Teófilo Otoni, e o delegado preso, acompanhado por equipe da PC que atuou na operação, desceu para fazer exame de corpo de delito com o médico legista, dr. Ademir Camilo, que já o aguardava no terminal. Após o exame, ele retornou ao helicóptero e foi conduzido para Belo Horizonte, onde ficaria na Casa de Custódia Policial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui