O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MG), dr. Luiz Cláudio Chaves, esteve em Teófilo Otoni participando de um importante evento realizado pela 28ª Subseção da OAB/MG, inauguração de um escritório compartilhado que recebeu o nome de Dr. Dalton Cunha Melo. Um escritório amplo e moderno, que dispõe de computadores, internet, telefone, ar condicionado, todo o conforto que o advogado merece para melhor desempenhar seus trabalhos.
Na oportunidade, ele concedeu entrevista ao Diário Tribuna, e disse que verificou a necessidade de não só atender à advocacia na época da pandemia com auxílios pecuniários (auxílios mensais, extraordinários, pagamento de cartão alimentação, e outros benefícios), mas viu também a necessidade de montar um escritório compartilhado, que trouxesse economia e praticidade para o advogado, que muitas vezes num momento de crise teve que fechar o seu escritório por não conseguir arcar com todas as despesas.
“É um escritório muito bem montado aqui, eu quero parabenizar a presidente Beatriz, que é sempre muito cuidadosa e zelosa com a advocacia de Teófilo Otoni e da região, e nós fizemos essa parceria importante para propiciar mais esse benefício à advocacia”. O espaço recebeu o nome de Dr. Dalton Cunha Melo foi uma decisão acertada pela 28ª Subseção e muito bem aceita pela classe, por se tratar do nome de um advogado íntegro e honrado como foi o dr. Dalton, que engrandeceu a advocacia da região e de toda Minas Gerais.
“Sem dúvida nenhuma, passou pela aprovação nossa da Caixa e também da dra. Beatriz e do conselheiro dr. Reynaldo, o nome do dr. Dalton, pela referência ética, por ser um morador sempre chamado nos eventos da Ordem, e também por ser um advogado exemplar para todos nós. Realmente o nome dele no espaço, sobretudo, porque ele era um advogado dinâmico, do dia a dia, é muito importante para mostrar que esse espaço vai servir para o advogado atuante”.
O dr. Luiz Cláudio foi paraninfo recentemente de uma turma que recebeu a Carteira da OAB, em Teófilo Otoni, um presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA- -MG) bastante atuante, e muito presente nos eventos da 28ª Subseção da OAB, mesmo que seja de forma virtual devido ao momento de pandemia. Segundo ele, “a nossa capacidade é ouvir o interior para entregar aquilo que o advogado quer. A gente não pode achar que somos donos da razão. É muito importante esse contato, essa proximidade com o interior, seja pelo meio virtual, seja fisicamente nas pequenas reuniões, pra gente ouvir a classe e acertar nossas decisões em prol das medidas que são necessárias ao advogado”.
Ele frisa que viu agora um crescimento da inadimplência na OAB no ano de 2021, em razão do prolongamento da pandemia, e soltou um fato inédito na advocacia brasileira, que é a isenção extraordinária da anuidade 2021. O advogado que não tem condição de pagar a anuidade, a Caixa vai pagar para ele junto à OAB, e isso é realmente ouvir o advogado e entender as suas dificuldades. Sobre os problemas pós-pandemia, muita coisa precisará ser ajustada, e o dr. Cláudio acredita na recuperação da economia brasileira e mineira.
Além da assistência prestada aos advogados nesse tempo de pandemia, o dr. Luiz Cláudio destaca outras ações da CAA, como a prevenção à saúde do advogado, por isso está intensificando a prática do esporte por meio virtual, uma inovação. Foi criado um projeto que se chama “Movimente-se”, exatamente para que o advogado possa ter ginástica laboral, ginástica em casa através de nutricionistas e personal trainer.
Disse que está apostando firme na vacinação na prevenção à gripe, importante até no diagnóstico da Covid-19, pois se a pessoa se previne contra a gripe, qualquer sintoma semelhante ela pode fazer o exame. Está também tentando adquirir a vacina contra a Covid-19 que ainda não foi aberta à iniciativa privada, mas a Caixa está mobilizada para adquirir o imunizante, que se não vai servir pra alguns que já estão sendo vacinados, vai servir principalmente para advocacia jovem que ainda não teve a oportunidade de se vacinar. E o risco da doença é pra todos. Dr. Luiz Cláudio lembrou de uma recente conquista que é importante para o advogado, que foi a criação do auxílio transporte para a vacina dos advogados que têm comorbidade e dificuldade de locomoção, no valor máximo de R$100,00 através de reembolso, de táxi e de Uber.
Para finalizar a entrevista, ele fez uma avaliação da gestão da dra. Maria Beatriz Cunha Cicci Neves à frente da presidência da 28ª Subseção da OAB/ MG em Teófilo Otoni. “A Beatriz é uma pessoa fantástica, é um modelo de gestora da OAB, sempre comprometida com a advocacia. Ela parece com a gente no que se concerne a ouvir e fazer aquilo que o advogado quer, e não o que a gente, empiricamente, acha que deve ser feito. Ela realmente é um grande exemplo para todos nós em termos de administração de subseção”, disse. (Texto/Fotos: Diário Tribuna).