A falência do transporte público: crise no financiamento

0
940

São cada vez mais urgentes que sejam realizadas transformações profundas no transporte público municipal brasileiro. Já está claro que reajustes de tarifas e prestação de serviços sem qualidade não devem mais prevalecer. Os fatores que levaram o modelo atual à falência são muitos.

PARA ENTENDERMOS ESSE QUADRO CRÍTICO VAMOS DESTACAR ALGUNS PONTOS IMPORTANTES:

– Primeiro é necessário entender que o modelo tarifário vigente sobrecarrega integralmente aos usuários, que arcam com todas as ineficiências dos sistemas; a falta de políticas públicas sustentáveis e os investimentos obrigatórios, exigidos em muitas cidades, não trazem o benefício esperado e geram altos custos aos sistemas de transporte e todos esses altos custos são sempre pagos pelos usuários.

– O segundo ponto é que já existem mudanças nos hábitos de vida e novas tecnologias, tanto no Brasil quanto em outros países, que afetam diretamente a relação da população com o transporte público.

– Um terceiro ponto é importante buscar soluções e estratégias com base em estudos de boas práticas, que venham combater, ponto a ponto, os problemas apresentados pelo transporte público municipal.

A título de informação, veja, abaixo, as arrecadações e custos, no período da Pandemia, a partir de 21/03/20 até o mês de maio de 2021 na CAPITAL MINEIRA:

(FONTE: SETRA/BH)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui