Delegada Hérika Ribeiro Sena ministra palestra em evento alusivo à campanha “Junho Branco”

0
1027

O Dia Internacional Contra o Abuso Ilícito de Drogas é comemorado anualmente no dia 26 de junho; a delegada falou sobre o contexto atual

Teófilo Otoni – A delegada de Polícia Civil, dra. Hérika Ribeiro Sena, participou na sexta-feira (26/06), de um evento alusivo à campanha Junho Branco – Dia Internacional Contra o Abuso Ilícito de Drogas, no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS- -AD), em Teófilo Otoni. No mês de conscientização e prevenção do uso de drogas, a dra. Hérika foi uma das palestrantes e falou sobre o contexto atual, e da importância em fomentar a data alusiva ao tema.

Ela explica que, desde 1987, a ONU estabeleceu internacionalmente o dia 26 de junho como o Junho Branco, para combater o uso de drogas, e consequentemente o tráfico ilícito de drogas. “Essa data é muito importante no nosso calendário, porque a sociedade se vê voltada a trabalhar mecanismos, ações pra poder combater esse mal que assola toda sociedade, o Brasil, o mundo, que é o uso de drogas, motivo pelo qual os traficantes existem. Traficante existe porque nós temos o usuário que ali adquire esses entorpecentes”, disse.

Dra. Hérika frisa que essa data deve ser lembrada anualmente e trabalhada por todos os setores da sociedade. E não só em Teófilo Otoni, mas no Estado, no Brasil, a educação tem que vir em primeiro lugar pra evitar que os adolescentes entrem no mundo que muitas vezes não tem volta, para isso, o trabalho da família é primordial. Disse perceber que o CAPs em Teófilo Otoni tem realizado um trabalho muito bom com pessoas dependentes de álcool e drogas, e está sendo feito também um importante trabalho, que é a rede de apoio, envolvendo as polícias Civil e Militar, Ministério Público, Conselho Tutelar, em reuniões periódicas, tratando da atuação dos adolescentes, num trabalho preventivo pra que eles não entrem no tráfico de drogas quando ficarem maiores.

A delegada destaca que a Polícia Civil não para, faz um trabalho contínuo, voltado tanto para o adolescente usuário, o adolescente traficante, e também para o maior, no combate ao tráfico de drogas. “Estamos vivendo um período de pandemia, de isolamento, porém, a segurança pública não pode parar. Nosso trabalho tem sido frequente, diuturno”. Disse que, um problema sério neste momento de isolamento, é que algumas pessoas aumentam o uso não só de drogas, mas também de álcool, isso desencadeia outros problemas como violência doméstica, roubo, por isso a polícia não pode parar.

“O álcool, em que pese ser uma droga lícita, dependendo da quantidade, e da forma de uso, acaba fomentando a utilização de outros tipos de drogas, essas sim, ilícitas. Por isso o trabalho preventivo é muito importante não só para a segurança pública, mas em todos os setores da sociedade”.

Delegacia de Homicídios – Na oportunidade a dra Herika comunicou que está se afastando da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, assumindo a pasta a dra. Mariana Grassi Ceolin. Dra Herika estará agora exclusivamente trabalhando na Delegacia de Homicídios com atendimento também nas cidades de Novo Oriente de Minas e Pavão. Disse que, foi uma necessidade pra melhoria do trabalho, com a chegada da dra. Mariana. “Foram 5 anos à frente da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, mas agora é hora de trabalhar com maior atenção, com exclusividade na Delegacia de Homicídios”. Destaca que a dra. Mariana é muito competente, já tem grande experiência na Polícia Civil e vai se dedicar bastante à sua nova atribuição.

 Agradeceu a confiança que o chefe da PCMG, chefe do 15º Departamento e o delegado regional, deram a ela nesses 5 anos frente à Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes. “Vejo que foi bastante satisfatório. Foram 5 anos de operações realizadas com número grande de pessoas relacionadas ao tráfico de drogas presas, pessoas essas que cumprem penas severas. Agradeço toda equipe da Polícia Civil que trabalhou comigo. Espero da nova equipe de homicídios que a gente possa fazer um trabalho com a mesma dedicação, com o mesmo resultado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui