Secretário reforça importância da vacinação para redução de internações por covid-19 em Minas

0
559

De janeiro a julho de 2021, foi registrada queda na proporção de idosos internados com covid no estado

Em coletiva de imprensa de quinta-feira (5/8), realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, atualizou a situação da covid-19 em Minas e destacou a importância da vacinação para reduzir o número de internações pela doença no estado. Ao longo da coletiva, Fábio Baccheretti apresentou o gráfico das internações por covid-19 em Minas, com as proporções para faixas etárias, de 03/01/2021 a 31/07/02021.

“É possível perceber que no início do registro, a proporção de idosos prevaleceu na internação de casos graves, o que foi caindo com o tempo. Essa mudança está muito relacionada à vacinação, mostrando sua eficácia e também reforçando sua importância”, afirmou o secretário de Estado de Saúde.

Fábio Baccheretti destacou, ainda, que nos últimos 7 dias, 639 municípios não tiveram nenhum óbito registrado. “Ainda que este seja um resultado parcial, com possibilidade de atualização, o dado nos mostra a tendência de queda no número de óbitos no estado como um todo”, afirmou.

Vacinação – Até o momento, Minas Gerais já recebeu mais de 18 milhões de doses de vacina contra covid, do Ministério da Saúde (MS), e um total de 17.068.568 de doses já foram enviadas aos municípios mineiros.

“Alcançamos também uma marca importante no estado, que é a de mais de 10 milhões de primeiras doses aplicadas. Além disso, superamos o número apresentado na coletiva anterior, de aproximadamente 232 mil aplicações diárias de vacina. Atualmente, alcançamos a média de 244.510 aplicações diárias, mostrando uma clara aceleração na aplicação de vacinas no estado”, afirmou.

Avanço das ondas – De acordo com as atualizações desta semana do Minas Consciente, algumas regiões puderam avançar em sua classificação, como resultado da melhora nos indicadores. “Pela primeira vez, depois de muito tempo, vemos o mapa de Minas com o verde prevalecendo”, destacou o Fábio Baccheretti.

Dessa forma, estão na onda verde neste momento, as macrorregiões Centro, Centro Sul, Jequitinhonha, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul e Vale do Aço. Encontram-se na amarela, as macros Leste, Leste do Sul, nordeste e Triângulo Norte, enquanto a macrorregião do Triângulo Sul permanece na onda vermelha. (Por Jornalismo SES. Foto/Crédito: Fábio Marchetto).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui