Setor de Identificação da 5ª Delegacia de Polícia Civil de Itambacuri garante serviços essenciais à população

0
1322

No primeiro semestre de 2021, mais de mil carteiras de identidade foram confeccionadas pelo Posto de Identificação

Com o objetivo de promover a cidadania, a dignidade, o cumprimento dos direitos civis e culturais, e o acesso à informação, foi criado em 15 de novembro de 2015, o Setor de Identificação em Itambacuri. O delegado de Polícia Civil, dr. Eduardo Gil, informa que, além de atuação na sede da delegacia, o Posto de Identificação atende de forma itinerante outros municípios da comarca em que são realizadas emissão de carteiras de identidade para comunidades carentes que não tem condições de se deslocar até a cidade de Itambacuri.

“Esse serviço tem um caráter social, e, geralmente, é realizado a pedido das prefeituras, e entidades diversas, de acordo com as necessidades locais”, disse. No primeiro semestre de 2021, o Posto de Identificação de Itambacuri confeccionou mais de mil carteiras de identidade na comarca, com emissão mensal de cerca de 175 carteiras, respeitando todos os protocolos sanitários no intuito de reduzir a transmissão do SARS-CoV-2.

Além disso, inovações foram aplicadas pelo Posto de Identificação, como a emissão da Carteira de Nome Social (CNS). O documento, que garante e reconhece o exercício pleno da cidadania à comunidade LGBTQI+, permite à pessoa travesti ou transexual se identificar da forma como é socialmente reconhecida. “A principal finalidade da CNS é garantir à pessoa dignidade no tratamento institucional, de acordo com sua identidade de gênero”, pontua o delegado responsável pelo Posto de Identificação em Itambacuri.

A solicitação do documento pode ser feita por qualquer pessoa maior de 18 anos, sendo necessário o RG de Minas Gerais, CPF do requerente, fotos 3×4 e preenchimento da Autodeclaração de Nome Social, que é realizada no Posto de Identificação. No caso de menores de 18 anos, o requerente deve estar acompanhado de um dos pais ou responsável legal. (Informações/Fotos: PCMG, Itambacuri).

5ª Delegacia de Polícia Civil de Itambacuri:

Rua Barão do Rio Branco, nº 299, centro.

Itambacuri/MG

(33) 3525-1453

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui