28ª Subseção da OAB-MG inaugura Parlatório na Penitenciária de Teófilo Otoni

0
1491

A sala recebeu o nome de Jonathan Hollerbach Ribeiro, em homenagem ao jovem e saudoso advogado

No Dia do Advogado, 11 de agosto de 2021, a 28ª Subseção da OAB-MG realizou solenidade na Penitenciária de Teófilo Otoni, para inauguração do Parlatório, atendendo a justa e antiga reivindicação dos advogados criminalistas. A sala recebeu o nome Jonathan Hollerbach Ribeiro, em homenagem ao jovem e saudoso advogado que faleceu recentemente em consequência da Covid-19. O espaço conta com ar condicionado, duas cabines com interfones para atendimentos simultâneos dos advogados com seus clientes, além de uma sala de espera com poltronas confortáveis.

Foram descerradas duas placas dentro da sala, uma com os nomes da Diretoria da Subseção, Conselheiro Seccional, Conselho Subseccional, Diretoria da Seccional, da CAA/MG e o presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários. A segunda placa tem a foto de dr. Joanathan Hollerbach Ribeiro, homenageado que deu nome à sala. Participaram desse momento, a dra. Beatriz, os pais de Jonathan, dr. Joacy Ribeiro e Cintia Hollerbach, dr. Allonso e dra. Ângela. A homenagem foi uma sugestão da Comissão Jovem Advocacia.

 “Hoje para nós, é um dia muito importante, significativo, é comemorado o Dia do Advogado. A nossa profissão é uma luta diária, junto com todos vocês da segurança pública. Este parlatório está sendo montado durante essa pandemia com muita dificuldade porque fornecedores atrasam tudo, mas está sendo montado nos moldes mais modernos que a segurança pública recomenda, inclusive, a comunicação é por interfone”, disse a dra. Beatriz, ressaltando que, com muita justiça, a sala recebeu o nome de dr. Jonathan. Ao dr. Joacy e Cintia, ela disse: “Nós queremos lembrar dele da maneira que ele está lá, trazendo um semblante leve e nos iluminando. A homenagem fica aqui registrada, a inauguração é singela, com poucos convidados em função da pandemia”.

Foi um momento emocionante, pois o jovem Jonathan era uma pessoa muito querida, respeitada, de grandes amigos, e partiu precocemente deixando um vazio enorme nos corações dos familiares e amigos. Os advogados foram representados por membros da Comissão Carcerária da OAB de Teófilo Otoni que atuam na área criminal e destacaram a importância do parlatório no exercício da advocacia criminal.

Dr. Joacy falou em nome da família, ficou emocionado e agradecido à 28ª Subseção da OAB pela homenagem prestada ao seu filho. “Não tem como traduzir, não a tristeza, mas o orgulho de um anjo ter pertencido à nossa família. Ele era um ser de muita luz, e essa luz se traduz hoje na inauguração deste parlatório, a quem eu fico grato imensamente à dra. Beatriz, ao Allonso, à Ângela, e os jovens advogados por essa homenagem tão maravilhosa. Esse parlatório que é tão diferenciado, traduz o que era o meu filho, um parlatório leve, de luz, diferente de todos os outros que nós conhecemos, mais carrancudo, mais fechado”. Muito emocionado, o dr. Joacy disse: “Só tenho a agradecer, sou imensamente grato a Deus por ter me concedido a felicidade de ter convivido com esse anjo que foi o meu filho. Esta homenagem só tem a traduzir o que ele foi aqui na terra, um ser pacificador, um ser brando com todos, não alterava a voz nunca com ninguém”.

O dr. Lucas Maciel representou a Comissão da Jovem Advocacia, e destaca que a inauguração da obra aconteceu em um dia muito especial, por ser o Dia do Advogado, e pela homenagem ao colega Jonathan, que teve a presença da família, e que eterniza ali em uma das várias obras da gestão de dra Beatriz Cicci Neves. “A gente fica feliz em poder estar nesse momento, e vai ficar eternizado, assim como a foto dele registrada com muita alegria que transmitiu nessa passagem”.

Para o dr. Allonso Andrade, presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da 28ª Subseção, esse foi um momento muito especial para a advocacia, porque comemora-se o Dia do Advogado, com uma magnífica obra que vai propiciar o exercício da advocacia de maneira condigna. “Nesse momento aproveitamos para homenagear o nosso amigo, companheiro, o combativo advogado Jonathan Hollerbach, que se encontra com certeza nos braços do Pai”. A advogada criminalista, dra. Daiane Milane Alves Figueiredo, disse que o parlatório é de suma importância, não só para os advogados que atuam na esfera criminalista, mas também para os próprios custodiados, para que eles possam ter um atendimento com mais dignidade.

Durante a inauguração, a dra. Beatriz agradeceu à estagiária de Arquitetura Luilla Barros, a direção da Penitenciária e do Presídio, ao dr. Washington Souza Filho (Polícia Civil), major Júnior e sargento Olavo (Polícia Militar), aos advogados e todos que participaram. Ela agradeceu a doação do ar condicionado feita pelo dr. Érico Panatiere Quaresma, tabelião do 2º Ofício de Notas da Comarca de Teófilo Otoni/MG, ao incansável advogado que idealizou o Parlatório, dr. Allonso Andrade, a Genilda da OAB que acompanhou a construção e aos policiais penais pelo apoio, especialmente, ao dr. Joacy Ribeiro, a Cintia e família. A dra. Cecília Maciel, fez uma oração. (Fotos e texto: Diário Tribuna).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui