PCMG confecciona identidades de forma itinerante em São José do Divino

0
617

A Polícia Civil de Minas Gerais, através da Delegacia de Itambacuri, vai realizar, nesta quarta-feira e quinta-feira (18 e 19/08/2021), atendimento itinerário para confecção de carteiras de identidade em São José do Divino, cidade a cerca de 95 quilômetros de distância da Delegacia em Itambacuri, região do Rio Doce.

O Setor de Identificação, criado em Itambacuri no ano de 2015, atende de forma itinerante a outros municípios da comarca, com o objetivo de levar o serviço a cidadãos que não têm condições de se deslocarem até a cidade. No primeiro semestre deste ano, mais de mil identidades foram confeccionadas pelo Posto de Identificação na região, tendo uma média mensal de 175 carteiras de identidade emitidas.

Também há a emissão da Carteira de Nome Social (CNS), que garante e reconhece o exercício pleno da cidadania à comunidade LGBTQI+, permitindo à pessoa travesti ou transexual se identificar da forma como é socialmente reconhecida. O delegado Eduardo José Pereira Gil, responsável pelo Posto de Identificação em Itambacuri, destaca que “a principal finalidade da CNS é garantir dignidade no tratamento institucional, de acordo com sua identidade de gênero”.

O atendimento itinerante é realizado, normalmente, mediante demanda de prefeituras e entidades diversas, de acordo com as necessidades locais. O último foi realizado nos dias 21 e 22 de julho, em Nova Módica, a 75 quilômetros de distância de Itambacuri, onde foram confeccionadas mais de 100 identidades.

Documentos necessários – Para a emissão da primeira identidade, é necessário apresentar a certidão de nascimento e duas fotos 3×4. Já para a segunda via, além dos documentos mencionados, também é preciso pagar uma taxa de emissão, salvo os casos de isenção.

Para emissão da CNS, pessoas maiores de 18 anos precisam apresentar a carteira de identidade registrada no estado de Minas Gerais, bem como CPF, fotos 3×4 e preenchimento da Autodeclaração de Nome Social, que é realizada no Posto de Identificação. Para menores de idade, o requerente deve estar acompanhado de um dos pais ou pelo responsável legal. (ASCOM/PCMG).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui