Sebrae Minas e parceiros lançam marca da Rota Caminhos Franciscanos

0
375
América


Projeto pretende atrair turistas do Brasil e do exterior para a região do Vale do Mucuri, que interliga Teófilo Otoni a Itambacuri

No dia 23 de setembro, às 19h, o Sebrae Minas, juntamente com os parceiros realizadores Prefeituras Municipais de Teófilo Otoni e Itambacuri, Circuito Turístico das Pedras Preciosas, Paróquias de Nossa Senhora dos Anjos e São Francisco de Assis lançaram a marca da Rota Caminhos Franciscanos, no Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri. A iniciativa pretende fomentar o turismo religioso, rural e de base comunitária no Vale do Mucuri. Além disso, o evento representa um marco para os frades do santuário que no próximo ano comemoram 150 anos de evangelização com a chegada dos capuchinhos, Frei Serafim de Gorízia e Frei Ângelo de Sassoferrato à região.

O evento de lançamento da marca foi aberto ao público e teve a presença de representantes religiosos, das entidades responsáveis pelo projeto e de moradores das cidades e comunidades rurais que compõem a rota. A expectativa é que a reestruturação do trajeto atraia ainda mais turistas à região, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Com extensão de 42 quilômetros, a Rota interliga Teófilo Otoni a Itambacuri por meio de estradas de rodagem nas áreas rurais, permeadas por fazendas e povoados. A ideia é que o percurso possa ser feito a pé, a cavalo, de bicicleta, moto ou carro. “A intenção é oferecer ao visitante uma experiência única, seja motivada pela fé, pela aventura, ou simplesmente, pela contemplação da natureza desse pedacinho do Vale do Mucuri”, explica a analista do Sebrae Minas Déborah Constantino.

A Rota Caminhos Franciscanos conta com importantes apoiadores, dentre eles o Sindcomércio de Teófilo Otoni, EMATER, CDL Teófilo Otoni, CDL Itambacuri, Comitê da Bacia Hidrográfica do Mucuri, IEF e das Associações das Comunidades Rurais Brejaúba, Lajinha, São José e Suíça II.

Caminhos Franciscanos: Desde a criação do projeto, em 2019, foram realizados mapeamentos e diagnósticos do percurso. Por meio de visitações de grupos especializados e oficinas com os participantes, houve a estruturação da logomarca e da identidade visual da rota. O trajeto começou na Igreja de São Francisco de Assis, no Jardim das Acácias, em Teófilo Otoni, e terminou na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri. Mais informações em: Sebrae Teófilo Otoni: (33) 3529-4950 – Circuito Turístico das Pedras Preciosas: (33) 3523-1870. (Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação – William de Jesus – (33) 99190-0011).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui