Delegada alerta sobre golpe da clonagem de whatsapp em Teófilo Otoni

0
1764

“A variedade de golpes que vem sendo aplicados aqui em Teófilo Otoni é muito diversificada”, disse a dra. Mariana Grassi Ceolin

Delegada titular da Delegacia Especializada em Repressão aos
Crimes Cibernéticos, em Teófilo Otoni, dra. Mariana Grassi Ceolin

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos de Teófilo Otoni, alerta à população sobre a clonagem de whatsapp, um golpe que vem acontecendo muito em Teófilo Otoni, gerando prejuízos financeiros para as vítimas. A delegada titular da pasta, dra. Mariana Grassi Ceolin explica que o golpe acontece, quando alguém chama a vítima pelo whatsapp ou através de SMS (mensagens), fala que a vítima foi premiada com alguma coisa e pede que seja enviado um código que chega através de mensagem.

Quando a vítima envia o código, automaticamente ela estará ativando o seu whatsapp em outro aparelho. O seu celular fica bloqueado e o estelionatário consegue ativar e usar o whatsapp em outro aparelho. A partir daí os golpistas conseguem fazer diversas coisas, por exemplo, pedir dinheiro emprestado aos contatos se passando pela vítima. “O alerta da Polícia Civil hoje é cuidado com as redes sociais de vocês, inclusive, uma forma que garante certa segurança, é realizar a verificação em duas etapas no whatsapp”, alertou a delegada.

A verificação em duas etapas – Protege a conta do usuário com um PIN, um código criado pelo proprietário da conta. É um recurso opcional que adiciona uma camada extra de segurança à conta do WhatsApp. Como fazer? Abra as configurações do whatsapp, depois clique em conta, selecione verificação em duas etapas, clique em ativar, em seguida crie um PIN – uma senha de 6 dígitos. Depois, digite endereço de email. Ao confirmar, a verificação em duas etapas estará concluída, e periodicamente o whatsapp vai pedir que o usuário digite o seu PIN pra que a conta fique protegida.

“E hoje, a variedade de golpes que vem sendo aplicados aqui em Teófilo Otoni é muito diversificada, e as pessoas têm que se prevenir mesmo. Nós pedimos que as pessoas se previnam, porque é um crime difícil de investigar. É uma investigação complexa, portanto, a dica é não digitar números fornecidos que venham através de mensagens e email´s. Cuidado com os links que vocês clicam, não saiam clicando em qualquer link, não digitem qualquer número, tenham mais cuidado com as redes sociais”.

A delegada alerta ainda que as pessoas não abram e-mails suspeitos, muitas vezes os golpistas utilizam de notícias bem catastróficas para atrair atenção das vítimas, e, ao clicar no link a vítima cai na isca. A partir daí passa a enfrentar uma série de problemas e aborrecimentos, além de prejuízos financeiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui