Postos de Saúde furtados pela 5ª vez em Teófilo Otoni, diz coordenador da atenção básica

0
812

Teófilo Otoni – O coordenador da atenção básica de saúde do município de Teófilo Otoni, Joaniz Lopes informou que o PSF Manoel Pimenta e PSF Vila Verônica vem sofrendo com uma série de furtos. Disse que nesta madrugada de segunda-feira (20), foi a 5ª vez que ocorreram furtos nessas unidades de saúde. No PSF da Vila Verônica foram furtados medicamentos, ventilador, computador e bagunçaram todo o local.

“A gente está fazendo um apelo à comunidade, que esses furtos constantes dilapidam o patrimônio público, e retira da comunidade ordeira o direito de um bom atendimento, de um medicamento, um local seguro. Isso está inviabilizando o trabalho. Se nós tivermos que mudar as unidades de saúde por falta de segurança, fica complicado para o atendimento”, disse Joaniz.

Ele ressalta, que todas as vezes que ocorrem furtos, o atendimento é paralisado pra fazer o monitoramento do que foi subtraído, tem que voltar a colocar cadeados nas portas, fazer todos os procedimentos normais. É mais um dia sem atendimento à comunidade, e Joaniz fez um apelo à comunidade ordeira que mora próximo dos locais, que a qualquer sinal de pessoas estranhas rondando os postos, que acionem a polícia e denunciem.

O assessor de comunicação do 19º Batalhão de Teófilo Otoni, sargento Olavo Paschoal disse que a Polícia Militar foi acionada pela manhã, e colaboradores do posto da Vila Verônica disseram que chegaram ao local e depararam com a porta aberta e arrombada, e deram falta de alguns materiais de trabalho e o ventilador. Luvas, máscaras, álcool, alguns medicamentos que estavam nos armários, também foram subtraídos.

“Após análise rápida das instalações físicas do posto de saúde, pode-se detectar que é bastante vulnerável. É um local próximo de aglomerados, por sua vulnerabilidade tem atraído ação de criminosos. A polícia efetua o patrulhamento naquela região de forma diuturna, entretanto, é impossível estar ali sempre, em todas as horas do dia, uma vez que temos uma cidade de 150 mil habitantes, diversos bairros, comunidades, povoados, distritos. É muito importante que esses estabelecimentos também façam a sua parte no que diz respeito a segurança”, disse o assessor.

Ele citou como exemplo, a instalação de portas e trancas mais seguras, grades, se possível câmeras de monitoramento, cercas elétricas, para dificultar ações criminosas. Disse que a polícia orienta nesse sentido para que possa aumentar o nível de segurança do local. Sobre o fato ocorrido nesta data, informou que a PM está diligenciando no sentido de levantar informações de supostos suspeitos da região. (Fotos: PMTO).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui