Mulheres na linha de frente: Ana Maria, Carina Roberta e Iara Amorim

0
1226
Juliana Lemes da Cruz
Doutoranda em Política Social – UFF. Pesquisadora GEPAF/UFVJM. Coordenadora do Projeto MLV. Contato: julianalemes@id.uff.br

Um estudo da Harvard Business School revelou que “o apoio dado pelos parceiros tem impacto significativo nas carreiras das mulheres”. Esta afirmação, em tempos de pandemia de COVID-19, soa ainda mais importante. As mulheres são maioria na linha de frente no combate à doença em diversas categorias profissionais, principalmente, no campo da saúde.

As homenageadas desta semana atuam em Teófilo Otoni e foram indicadas por seus respectivos companheiros de vida. O Hermes nos apresentou a Ana Maria, que há mais de 40 anos trabalha no setor de comunicação do Hospital Santa Rosália; o Wellington nos indicou a Carina Oliveira, que, como técnica em laboratório pela Unimed Três Vales, já coletou mais de 600 amostras para exame da COVID-19 desde o início da pandemia e ainda; o Ronaldo, que nos trouxe a experiência da Iara Amorim, técnica em enfermagem no serviço de terapia renal do Hospital Santa Rosália.

A primeira homenageada desta edição é a Ana Maria Soares, que atua nos bastidores do combate ao novo coronavírus. Ela é mãe do Paulo Victor e do Hugo César, companheira do Hermes e teleatendente há 43 anos no Hospital Santa Rosália. Ana Maria considera seu trabalho de extrema importância e tem muito orgulho dele. “(…) dou informações de todos os setores do hospital, faço transferências de ligações, comunicações por sistema de som (…)”, além de participar das aflições das pessoas, das alegrias e agradecimentos pelo reestabelecimento da saúde no âmbito do hospital. Nossa homenageada também foi indicada por ser uma das responsáveis pela localização de profissionais em momentos de emergência, tão necessários durante a pandemia.

Com similar empenho, Carina Roberta Silva Oliveira, técnica em laboratório é destaque como nossa segunda homenageada nesta edição. Ela é mãe de Maria Eduarda e Pedro Henrique, companheira do Wellington, estudante do curso de farmácia e referência em coletas domiciliares de exames para detecção da Covid-19. O relato da Carina está associado à empatia que as pessoas dedicadas aos cuidados têm para com seu semelhante. “Tenho família, a qual eu a amo muito. Por isso, sempre me coloco no lugar dos outros e dos que mais precisam numa hora dessas”. Durante a pandemia, sua capacidade técnica tem sido mais exigida, uma vez que a demanda por exames do tipo RT-PCR tem sido maior. Mesmo ciente do risco de contágio, enfrenta o desafio, pois sabe o quanto seu trabalho é essencial nesse momento.

A nossa terceira homenageada é a Iara Vieira Alves Amorim, mãe do João e da Lara, companheira do Ronaldo e técnica em enfermagem. Conforme seu companheiro, à medida que seus colegas do setor de hemodiálise foram se afastando devido suspeita de adoecimento pela Covid-19, a sobrecarga de trabalho recaiu sobre os demais membros. Dentre eles, Iara. Mesmo assim, o zelo e a atenção não foram desprezados. “Trabalho no serviço de terapia renal, com renais crônicos. No início eu tive muito medo de todas as informações sobre o novo coronavírus, até que o vírus chegou ao hospital, com vários pacientes chegando contaminados. E de repente, começou a contaminar funcionários, médicos, e o meu pânico só aumentava, com medo de levar o vírus pra dentro da minha casa (…)” disse Iara. Para a surpresa dela, foi seu companheiro quem se contaminou durante seu trabalho como policial militar. Ele já está recuperado, mas ela enfatiza que “(…) cientificamente não sabemos nada do vírus e no meu ver, o jeito é conviver com ele tomando os devidos cuidados”.

As experiências apresentadas têm nosso reconhecimento e as mulheres à frente delas, ainda mais. Parabenizamos à Ana Maria, à Carina e à Iara pelo empenho na prestação de serviços à comunidade de nossa região e por representar as profissionais na linha de frente do combate à pandemia de Covid-19 tão positivamente (Referência: https://hbr.org/2014/12/rethink-what-you-know-about-high-achieving-women; depoimentos das homenageadas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui