Dr. Eder Detrez recebe o Título de Garimpeiro do Ano de Teófilo Otoni

0
1124
Dr. Eder Detrez e a esposa Dra. Luscléia com o assessor do deputado
federal Aécio Neves, Carlos Viana e esposa Carol

A Câmara Municipal de Teófilo Otoni realizou sessão solene na noite de sexta-feira, (10/06/2022), quando entregou o título de Garimpeiro do Ano ao Dr. Eder Detrez Silva, médico ortopedista e traumatologista, Mestre em Ortopedia Pela SCMBH, membro da SBOT, SBQ e SBCOC, vice-prefeito de Teófilo Otoni. O título foi concedido por indicação do vereador Robertinho Crescêncio, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa.

Dr. Eder Detrez graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena em 1992. É diretor técnico, professor titular e coordenador tecnólogo em Radiologia Médica da Faculdade de Tecnologia Egídio José da Silva – FATEGÍDIO. É o criador do projeto, Adolescentes em Ação, que hoje emprega menores aprendizes em várias empresas de Teófilo Otoni, contribuindo de forma efetiva para geração de emprego e renda no município. Mais de 3.000 jovens já passaram pelo projeto.

Durante a solenidade, o Dr. Eder foi surpreendido com a exibição de quatro vídeos no telão, com mensagens de amigos que não puderam estar presentes nesse momento importante da sua vida. O deputado federal Aécio Neves, o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, o Dr. José Antônio da Unicred, e o deputado federal Paulo Abi-Ackel, presidente do PSDB em Minas. Em seu pronunciamento, agradeceu a todos presentes, em especial à sua esposa a Dra. Luscléia, seus filhos Marina e Eder (Edinho), pela família que constituíram juntos. Cumprimentou toda sua família, o vereador Robertinho, colegas médicos, Carlos Viana e esposa Carol, o prefeito Daniel Sucupira, os jovens aprendizes que fizeram bonito na execução do Hino Nacional Brasileiro.

“Eu estou muito feliz nesta noite. Quero dizer que, realmente eu estou aqui de forma improvisada, mas, num sentimento de gratidão. A Deus pelo dom da vida, pela saúde que tenho, pelas conquistas conseguidas durante todo esse tempo, nesses 57 anos de idade, vivida para aquele menino nascido, com os traços de anônima simplicidade folclórica, filho de Egídio, de dona Bonesília, nascido e criado no Rasta Couro, filho de ferroviário. Fico muito feliz por ser médico, vice-prefeito de Teófilo Otoni, por estar recebendo das mãos de pessoas tão admiradas, vereadores que realmente fazem a grande diferença aqui em Teófilo Otoni, por indicação de Robertinho Crescêncio, e aprovação unânime de todos os vereadores. Isso me enche de satisfação e de alegria”.

Dr. Eder frisou que essa noite foi simbólica e vai ficar na sua memória. Ele destacou que esses 25 anos de retorno a Teófilo Otoni, em nenhum momento parou de pensar, de tentar construir alguma coisa, e destacou a sua grande realização, que é construir um hospital em Teófilo Otoni, que será inaugurado em breve.

O vereador Robertinho Crescêncio, ressaltou que o Dr. Eder tem um vasto currículo que muitos conhecem, e os pronunciamentos sobre o homenageado dispensam a leitura desse vasto e rico currículo. Disse que ambos caminharam em caminhos diferentes nas últimas eleições, mas logo mais à frente, num diálogo aberto os dois perceberam que falavam a mesma língua, pois se identificaram como aqueles que são sensíveis pelas mesmas causas sociais. “Amigo Eder, entendo, que quando reconhecemos o outro nas suas qualidades, e conhecemos a sua história de trabalho e luta, revelamos à sociedade para quem é o que se inclina a nossa admiração. Receba dessa casa, receba dos colegas vereadores, o reconhecimento da pessoa que o senhor representa, do homem de bem, do pai, do esposo, Eder Detrez. Do fundo do coração, nós entregamos a você o Título de Garimpeiro do Ano”, disse Crescêncio.

Mensagens ao Dr. Eder Detrez durante solenidade de entrega do título de Garimpeiro do Ano de Teófilo Otoni

“O título mais merecedor para esse guerreiro foi esse, garimpeiro. Eu entendo garimpeiro aquele que vai a fundo, busca a pedra, expõe a pedra, lapida e transforma essa pedra em trabalho, em dinheiro e futuro para todos”, disse Célia Detrez, irmã do agraciado. Na oportunidade ela recordou a história do seu irmão Eder, desde criança, adolescência, até os dias atuais, quando ele se tornou um grande homem, e foram momentos de muita emoção. “É com muito orgulho que digo isso. Eder lutou e venceu. Tem uma garra para o trabalho imensa. É lutador, trabalhador, fez grandes amizades”. (Célia Detrez).

“Quero mandar um grande abraço a todo pessoal de Teófilo Otoni, em especial ao nosso dr. Éder, médico, vice-prefeito, correligionário do PSDB, está recebendo o Título de Garimpeiro do Ano, pelo seu trabalho na área social. Conheci o dr. Éder há muitos anos, um homem que honra a medicina, honra Teófilo Otoni e honra o PSDB. PSDB na política brasileira está precisando de homens como o dr. Éder. Um grande abraço ao dr. Éder, um grande abraço à nossa querida Teófilo Otoni”. (Vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant).

“Parabéns ao Eder Detrez pelo merecido reconhecimento da Câmara Municipal de Teófilo Otoni. Eder é um excelente cooperado, 25 anos como cooperado, com trabalhos exemplares em todos os setores de Teófilo Otoni, na educação e saúde, excelente médico. Parabéns”. (Dr. José Antônio, Unicred).

“Amigas e amigos de Teófilo Otoni, gravo esse vídeo para dar os parabéns ao Eder Detrez, que está sendo agraciado com o título de Garimpeiro do Ano, uma homenagem concedida a ele pelo Robertinho Crescêncio. Parabéns Eder, deixando o meu abraço daqui de Brasília a você”. (Deputado federal Paulo Abi-Ackel, presidente do PSDB em Minas).

“Amigo Eder, quando reconhecemos o outro nas suas qualidades, e conhecemos a sua história, revelamos à sociedade para quem e o que se inclina a nossa admiração. Receba dessa Casa Legislativa, dos nossos colegas parlamentares, o reconhecimento da pessoa que o senhor representa para todos nós. Do fundo do coração, nós entregamos a você o Título de Garimpeiro do Ano”. (Robertinho Crescêncio).

Amigos e amigas de Teófilo Otoni é com alegria muito grande que eu participo hoje dessa importante homenagem. Essa cidade tão marcante na minha trajetória pessoal e política. Terra do meu avô Tristão da Cunha. Terra do meu pai Aécio Cunha, que me ensinaram muito em minha caminhada política. Eu me orgulho muito, de ao longo de todos esses anos, tendo todas as oportunidades que tive, ter colocado um olhar preferencial para Teófilo Otoni, os vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus.

Mas hoje, a minha alegria é muito grande, por poder participar dessa homenagem que recebe o meu querido amigo vice-prefeito Eder. O Título de Garimpeiro do Ano é dado para as pessoas que se destacam nas suas ações sociais, ao longo das suas atividades, sejam elas públicas ou privadas. O dr. Eder consegue, aliar, as duas características. Ele começa no seu trabalho social muito antes de entrar na política, seja através da Fategídio formando profissionais na área da saúde, seja nos seus programas na formação de jovens, ao qual se dedicou ao longo de algumas décadas, seja no seu hospital que já está em fase final, e seja agora na sua vida pública, apresentando de forma destacada um projeto ao meu ver, de redenção econômica de toda região – o projeto “Teófilo Otoni Malha Y”, que ele teve a oportunidade de apresentar ao Ministro dos Transportes há algumas semanas, e que encantou o governo federal.

Pode ser essa nova malha ferroviária o novo caminho para o desenvolvimento, não só econômico, mas social de toda região. Por isso eu quero aqui dizer ao presidente Fábio, ao Robertinho Crescêncio, autor da proposição, que onde eu estiver, saibam que vocês contarão com o meu apoio, minha solidariedade e amizade. Hoje eu tenho um orgulho enorme de ter o meu partido em Teófilo Otoni, PSDB, presidido pelo dr. Eder, merecedor dessa e de muitas outras homenagens. Tenho certeza que ele terá ainda novas missões na sua vida pública. Parabéns a todos. Para o amigo Eder, que Deus possa continuar acompanhando e abençoando os seus passos”. (Deputado federal Aécio Neves).

Jovens do projeto “Adolescentes em Ação – Menor Aprendiz” cantaram o Hino Nacional Brasileiro. Mais de 3.000 jovens já passaram pelo projeto, muitos engajados no mercado de trabalho, em setores lojistas diversos, com carteira de trabalho assinada. O projeto Adolescentes em Ação, da Fundação de Apoio à Pesquisa e Saúde, FUNAPES, tem a direção do dr. Eder Detrez e sua irmã Célia Detrez. “É de maneira gratificante que a gente coloca isso, porque vem comungar o objetivo real do projeto. São meninos carentes, e isso vem consolidar realmente o seu objetivo”. A proposta da FUNAPES é ampliar o projeto, fazer novas parcerias.

Durante a solenidade, o Dr. Eder foi surpreendido com a exibição de vídeos no telão, com mensagens de amigos que não puderam estar presentes nesse momento importante da sua vida.
Deputado Federal – Aécio Neves
Vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant
Deputado federal Paulo Abi-Ackel, presidente do PSDB em Minas
Dr. José Antônio – Unicred

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui