Chefia da PCMG lança Plano de Integridade da instituição

0
371

Visando à excelência e à ética nas relações internas e externas, a Polícia Civil de Minas Gerais lançou, na manhã de quarta-feira (15/06), o Plano de Integridade, criado em observância ao Decreto Estadual n° 47.185/2017 e às diretrizes institucionais elencadas no Planejamento Estratégico 2020-2025. A elaboração do projeto contou com a parceria da Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Plano de Integridade – O objetivo do documento, de acordo com o chefe da PCMG, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, “é orientar a conduta dos servidores na promoção e no fortalecimento de mecanismos de integridade, probidade e transparência, assim como de prevenção, detecção e enfrentamento de desvios de conduta e irregularidades que possam comprometer o alcance dos objetivos institucionais e a prestação de serviços públicos de qualidade”.

Conforme explica o corregedor-geral da Polícia Civil, delegado-geral Marcelo Augusto Couto, o plano apresenta 37 ações, divididas em oito eixos de atuação, sendo que para a elaboração do projeto foram utilizados diversos documentos já existentes na instituição, entre eles o Planejamento Estratégico; a matriz SWOT; o diagnóstico das principais ferramentas de gestão, por meio do Modelo de Excelência em Gestão (MEG-Tr); o levantamento das principais recomendações de auditoria; e o diagnóstico do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. “Esse plano termina prevendo as próprias formas de aplicação, de disseminação, de autocorreção e revisões periódicas a cada dois anos”, destaca Couto.

Para o controlador-geral de Minas, Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, o Plano de Integridade da PCMG está em consonância com a Política Mineira de Promoção da Integridade. “Essas ações [previstas no Plano de Integridade] são fruto de um diagnóstico e, por isso, faz sentido serem bem executadas, implementadas e concluídas”, destaca ao ressaltar a disponibilidade da CGE na continuidade do projeto.

Além dos membros do Conselho Superior da Polícia Civil, participaram da solenidade a subcontroladora de Transparência e Integridade, Soraia Ferreira Quirino Dias; e a diretora Central de Integridade da CGE, Tatiane de Jesus Silva. O Plano de Integridade pode ser acessado pelo site da PCMG. (Informações/Foto: assessoria de comunicação/ PCMG).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui