Polícia Civil deflagra a operação “Xedes” em Joaíma, estoura ponto de tráfico de drogas e prende traficantes

0
1487

O nome “Xedes” (Sedex ao contrário), faz menção à forma de recebimento dos entorpecentes apreendidos

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da 16ª Delegacia de Jequitinhonha, com apoio da 3ª Delegacia Regional de Almenara, deflagrou, na manhã de sexta-feira (22/07), em Joaíma, na região do Jequitinhonha, a operação “XEDES”, que resultou na prisão em flagrante de três homens, com idades entre 19 e 24 anos, de uma mulher de 19, além da apreensão em flagrante de ato infracional de uma adolescente de 17 anos.

Os indivíduos maiores vinham sendo investigados pela equipe da Polícia Civil em Joaíma pela prática dos crimes de tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico de drogas e corrupção de adolescentes, e a menor pela prática dos atos infracionais análogos aos dois primeiros crimes. A investigação foi operacionalizada por meio da técnica de “Ação Controlada”, sendo deferida pelo Juízo da Comarca de Jequitinhonha, após representação da PCMG e manifestação favorável do Ministério Público.

A PCMG vinha fazendo o monitoramento do local, e, nesta data, entendendo ser o momento mais oportuno para a ação de flagrante, fez a abordagem, culminando na apreensão de 22 tabletes de maconha, 01 tablete de crack, 146 pedras de crack e 48 buchas de maconha, estas já embaladas e prontas para venda, e um vasilhame contendo sementes de maconha, totalizando o montante aproximado de 05 kg de substâncias entorpecentes. Foram apreendidos, ainda, R$ 2.114,00 em espécie, 01 balança de precisão e 05 aparelhos celulares.

Parte das drogas localizadas haviam acabado de ser entregues pelos Correios, forma que a PCMG acredita que vinha sendo utilizada pelos investigados para receberem as substâncias ilícitas de seu fornecedor. Os homens têm antecedentes da prática dos crimes de tráfico de drogas e tentativa de homicídio. Os investigados foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, sendo encaminhados ao Departamento Penitenciário (DEPEN/MG) em Jequitinhonha e Almenara.

Participaram da Operação 10 policiais civis em 4 viaturas. O nome “Xedes” (Sedex ao contrário), faz menção à forma de recebimento dos entorpecentes apreendidos, como informado. “A operação representa um forte e contundente golpe no tráfico de drogas no Baixo Jequitinhonha, e as investigações prosseguem com vistas à responsabilização penal de todos os envolvidos. (Informações/Fotos: Polícia Civil/MG).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui