Prefeito Reled Maikel e população comemoram a instalação do Juizado Especial Federal Virtual em Ladainha

0
506

Em solenidade bastante prestigiada o JEF Virtual foi inaugurado na sexta-feira (11/11/2022), já com a realização de algumas audiências

Corte da fita inaugural do Juizado Especial Federal Virtual em Ladainha, pelo Dr. Antônio Lúcio, pelo prefeito Reled Maikel e servidores da Justiça Federal Fernando e Patrícia

O dia 11 de novembro de 2022 vai ficar marcado na história do município de Ladainha. Em solenidade realizada na Prefeitura Municipal, foi inaugurada a sala do Juizado Especial Federal Virtual, um ganho enorme para a população. Trabalhadores rurais e urbanos poderão participar de perícias médicas e audiências judiciais no próprio município, sem a necessidade de deslocamentos das partes e advogados até a sede da Justiça Federal em Teófilo Otoni.

O Juiz Federal titular no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Dr. Antônio Lúcio Túlio de Oliveira Barbosa, em conversa com o prefeito de Ladainha, Reled Maikel disse que, vendo a condição social do IDH da cidade, o 5º pior de Minas Gerais, e sobre a Justiça Federal de Teófilo Otoni, a questão dos números da produtividade, dos recursos que são pagos pela Justiça Federal de Teófilo Otoni, ele fez uma comparação, que no Juizado Especial Federal, tem o melhor índice de andamento de processos, de rapidez do Brasil, e isso pode trazer um equilíbrio com essa desigualdade social que tem em Ladainha.

“Pessoas mais carentes que vivem na zona rural, provavelmente serão imediatamente beneficiadas com a prestação do serviço da Justiça Federal muito mais próximo delas”, disse o Dr. Antônio Lúcio. Ele informa ainda que fora, os benefícios previdenciários que o INSS concede, a população também terá acesso a questões da Caixa Econômica Federal e outros institutos federais, que são litigantes na Justiça Federal. As pessoas podem participar de audiência no JEF Virtual de Ladainha, inclusive cidades vizinhas como Poté.

É uma grande conquista a chegada da Justiça Federal em Ladainha que tem 70% de zona rural. “Com isso a justiça cumpre seu papel de abrir as portas para todo cidadão. Como está na Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito a ser atendido pela justiça, porém esse atendimento tem que chegar a ele. Não basta simplesmente criar uma sede numa cidade distante, você precisa levar o serviço até as pessoas”. A prefeitura disponibilizou uma sala e cedeu uma servidora para o atendimento à população.

Muito feliz, o prefeito Reled Maikel comemorou esse grande feito para a cidade. “É um momento muito importante na vida de todos nós, principalmente cidadãos de Ladainha. Guardem essa data, dia 11 de novembro de 2022, que ficará na história do nosso município. Nós passaremos, mas esse feito aqui, que o Dr. Antônio com a sua equipe, com Fernando, a Patrícia, está trazendo para Ladainha, vai trazer um benefício jamais visto na nossa região”, disse Reled, que não mediu esforços para providenciar tudo que fosse preciso para o funcionamento do JEF Virtual em ladainha.

Reled disse que fica muito feliz e agradecido, ao Dr. Antônio, por ter levado esse serviço pra Ladainha. “Eu sei que poucas cidades de Minas Gerais têm essa Justiça Federal. De 853 municípios, apenas 30 e poucas têm, e Ladainha hoje se destaca com esse grande feito, através do Excelentíssimo Senhor Dr. Antônio Lúcio”. Isso vai facilitar a vida da população, vai levar os recursos para quem realmente tem direito a eles.

“E nós sabemos, porque percorremos mais de 90% das residências do nosso município. Dois anos de campanha, dois anos pudemos ver a realidade de perto. Pessoas que moram em casa de pau a pique, terra batida, cinco ou mais filhos dentro de casa, e sem nenhum benefício. É isso que nós estamos trazendo para eles, um benefício que vai melhorar a vida dessas pessoas que mais precisam”. Ladainha tem o 5º pior IDH de Minas, cenário que não será mudado de um dia para o outro, mas Reled garante que, com esses feitos que a cidade está recebendo no dia a dia, com essa administração que vem trabalhando junto com os vereadores, secretários, funcionários, advogados, vão melhorar a vida das pessoas.

O prefeito Reled afirma que seu compromisso durante esses quatro anos de mandato, é trabalhar do primeiro ao último dia da sua administração, para diminuir as diferenças, as desigualdades. “É esse o trabalho que nós temos que fazer. E eu hoje estou muito feliz, muito gratificado com essa equipe que está chegando aqui para ajudar o nosso município. E tenho certeza, vai ficar para sempre”.

Nesta sexta-feira (11/11), já foram realizadas algumas audiências durante a solenidade, e pessoas saíram felizes com suas ações solucionadas.

A data foi marcada ainda por uma homenagem ao Dr. Antônio Lúcio e ao servidor da Justiça Federal Fernando Sfredo, que foram agraciados com títulos de Cidadãos Honorários de Ladainha. A honraria foi uma indicação do prefeito Reled Maikel, e aprovada pela Casa Legislativa.

Momento emocionante ainda durante a solenidade, foram os depoimentos das pessoas beneficiadas.

(Fotos: Diário Tribuna e assessoria de comunicação da Prefeitura de Ladainha).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui