Sindcomércio realiza Assembleia Geral Extraordinária para debater a CCT 2023

0
353

Foram apresentadas propostas para agilizar o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2023

Léo Ramos (presidente do Sindcomércio); dr. Rubens de Andrade
(palestrante); Iesser Lauar (diretor-financeiro do Sindcomércio)

O Sindcomércio de Teófilo Otoni realizou Assembleia Geral Extraordinária, na terça-feira (17/01), com empresários para definição de propostas para a Convenção Coletiva de Trabalho 2023. Na oportunidade, foram apresentadas as reivindicações feitas pelo Sindicato dos Comerciários e propostas iniciais para agilizar o fechamento da convenção. O presidente do Sindcomércio, Léo Ramos explica que acontecem duas a três reuniões para chegar a um acordo para fechar a Convenção Coletiva do ano, como aconteceu em 2022.

Léo explica que o fechamento da CCT já define também todos os feriados do ano, facilitando a programação dos empresários. Primeiro inicia com as propostas que o Sindicato dos Comerciários encaminha para o Sindcomércio, que leva uma contraproposta, a partir daí começam as reuniões até chegar a um acordo. O Sindcomércio precisa receber autorização na Assembleia, ter uma limitação para as negociações, e Léo ressalta que não tem nenhum problema com Edna, presidente do Sindicato dos Empregados, para fazer os acordos e acertar toda a CCT para 2023.

Para Léo Ramos, deve haver um consenso entre os sindicatos, as negociações devem andar rápido, considerando as inflações, e tem que conseguir um piso salarial bem acertado. “A vantagem da CCT é que é entregue ao empresário todas as regras que vão acontecer durante o ano. Todos os feriados constando na CCT, ele consegue fazer uma programação melhor de escala, de tudo dentro da empresa, igual aconteceu no ano passado”, frisou.

Durante a Assembleia, foi realizada uma palestra com o tema “Recuperação de Créditos Tributários”, ministrada pelo dr. Rubens de Andrade Neto, mestre em Ciências jurídico-Empresariais pela Universidade de Coimbra, Portugal. Ao longo dos últimos 15 anos ele atua prestando assessoria aos sindicatos patronais, que atuam frente às empresas.

Dr. Rubens de Andrade veio a Teófilo Otoni, numa parceria com a Federação do Comércio de Bens e Serviços de Minas Gerais (Fecomércio Minas), para apresentar aos empresários, os trabalhos de recuperação tributária que vem fazendo nessa parceria. Não só teses jurídicas, ações judiciais coletivas que já foram ingressadas pelo Sindcomércio, que se vitoriosas já vão favorecer a todas as empresas que são representadas na base. Na sua palestra foram discutidos sobre INSS, PIS Cofins, Imposto de Renda, dentre outros temas. (Fotos: Diário Tribuna).

Assembleia conduzida pelo gerente executivo, Guilherme Kind

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui