A coordenadora do Grupo Hidro-Idade e presidente da Associação amigos da Terceira Idade (AATI) Cida Johnson, destacou a importância do Dia dos Avós, comemorado anualmente em 26 de julho. Cida destaca que celebrar esse dia signifi ca celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. O papel simbólico desempenhado pelos avós é muito importante para as crianças.
Para Cida, “ao contrário do que se pode pensar, os avós fazem muito mais do que mimar os netos. Muitas vezes eles são o suporte afetivo e fi nanceiro de pais e fi lhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes. Os avós do século XXI, certamente são diferentes aos do passado. Hoje o vovô com a muleta e a vovó na cadeira de balanço não existem mais e está crescendo uma nova categoria de avós e avôs, ainda cheios de vitalidade, que querem curtir o tempo e a liberdade alcançada depois de anos de sacrifício e de trabalho”.
Avós precisam ver respeitados seus limites, necessidades, interesses e privacidade. E os netinhos também. Nos tempos atuais, na casa dos avós pode ter muito amor, carinho, mimos, mas sem achar que tudo pode porque está na casa da vovó. Mas nos tempos da pandemia, muita coisa mudou para aqueles vovôs mais de 60 anos, que além de estarem no grupo de risco, estão entre os mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus.
Para alguns, lidar com o isolamento social é ainda mais desafi ador, principal mente quando se vivem em abrigos, moram sozinhos e longe do seio familiar. Lembrando que o distanciamento social não é isolamento afetivo, vamos dar um minuto do nosso tempo para nossos idosos, onde muitos são vovôs. Faça com que esse dia 26 de julho seja diferente, leve amor, carinho em uma simples ligação, um vídeo conferência via Whatsapp, troque o presente por uma palavra de afeto.
Todos devem fazer sua parte, neste momento de distanciamento social; levar a sério as recomendações dos órgãos de saúde, fi cando em casa e mantendo hábitos de prevenção para evitar a disseminação do vírus. Mas lembrando que, cedo ou um pouco mais tarde, nós vamos poder abraçar quem amamos. Cida Johnson fi naliza dizendo que é um privilégio estar do lado desses vovôs e Vovós e poder contribuir com a longevidade desse envelhecimento de respeito e valorização e parabeniza a todos por essa data especial. Parabéns a todos os vovôs e vovós!