A primeira mulher da região a integrar a Força Nacional: Cabo Célia

0
212
Juliana Lemes da Cruz.
Doutoranda em Política Social – UFF.
Pesquisadora GEPAF/UFVJM.
Coordenadora do Projeto MLV.
Contato: julianalemes@id.uff.br

“A versatilidade da mulher policial inspira”. A frase simbólica representa o dinamismo da Cabo Célia, lotada em Governador Valadares, Leste de Minas. A policial foi a primeira mulher da sua região a integrar a Força Nacional de Segurança Pública, que exige alto grau de força e resistência física para sucesso na seleção. Célia atuou no estado do Rio de Janeiro durante as Olimpíadas e Jogos Paralímpicos de 2016.

“A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) é um Programa de Cooperação Federativa do Governo Federal, composta por policiais militares, corpos de bombeiros militares, policiais civis e profissionais de perícia. […] Atua em todo o território nacional mediante autorização do Ministério da Justiça, na preservação da ordem pública, na segurança de pessoas e de patrimônio e em emergências e calamidades públicas”. (Site oficial gov.br/ justiça-segurança-publica/).

No polo oposto, Célia serviu por três anos na Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica do 6º Batalhão em GV, atividade que demanda destacada habilidade dos militares no trato com as pessoas envolvidas, no contato interinstitucional e comunitário. Ambas as missões são desafiantes por serem muito específicas. Célia deu conta, e as cumpriu com excelência. Trabalhou ainda no serviço de inteligência, na Base de Segurança Comunitária e ainda em 2023, Cabo Célia participará do Curso Especial de Formação de Sargentos.

Quando ingressou na corporação, no ano de 2007, em GV, Célia residia em Montes Claros, norte de Minas. Seus dois filhos ainda eram crianças. Apesar dos desafios ela graduou-se em geografia, e atualmente, vê-se orgulhosa da filha Gabrielle (27), que é professora de história no ensino médio e pré-vestibular; e do filho Vicente, que está finalizando o curso de medicina em Manaus, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Cabo Célia inspira as jovens mulheres que decidiram se candidatar ao próximo concurso público da Polícia Militar, que estará aberto para inscrições até o final do mês de março. A remuneração é atrativa, exige-se curso superior e a prova escrita tem previsão para acontecer no início do mês de maio de 2023. A corporação oferece inúmeras modalidades de atuação, mas, o curso de formação para ingresso é padronizado. Para saber mais, basta acessar o site oficial da PMMG: https://www.policiamilitar.mg.gov.br/. Imagens: arquivo Célia Vieira).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui