Teofilotonense Luciano de Castro lança o livro: Os óculos do poeta e outras crônicas de circunstância”

0
416

A obra já está em pré-venda pela Editora Kotter e estará disponível a partir da primeira quinzena de julho

O mineiro de Teófilo Otoni, residente em Goiânia, Luciano Alberto de Castro lançou o livro solo “Os óculos do poeta e outras crônicas de circunstância”, uma obra com 168 páginas, pela Editora Kotter, que tem sede em Curitiba e filial em São Paulo. Os óculos do poeta é o livro de estreia de Luciano Alberto de Castro, com uma seleção de 50 crônicas – 35 já publicadas em jornais e revistas e 15 inéditas, nas quais o autor transita por temas diversos: da crônica lírica existencial aos temas políticos; da crônica urbana às referências a personalidades históricas, da música e da literatura.

 Em todas elas, o que salta aos olhos é a verve do cronista refinado que desfia seu pensamento, numa prosa ágil, moderna e espirituosa. Você se surpreenderá com a reflexão filosófica sobre a história de Chapeuzinho Vermelho, a tecnologia do riso, a vida conjugal dos canários, etc. Nas crônicas de Luciano, os assuntos fluem sem nenhum apelo, sem o pedantismo habitual, e resultam num saboroso diálogo com quem lê, à guisa de mestres como Rubem Braga, Drummond e Paulo Mendes Campos.

O cronista mineiro sabe encadear suas histórias, estruturando narrativas que cativam o leitor, enquanto traz reflexões incisivas e pertinentes sobre o mundo, a realidade e o cotidiano. A boa crônica brasileira está de volta com Os óculos do poeta. A direção do Jornal Diário Tribuna parabeniza ao escritor Luciano Alberto de Castro pelo lançamento do seu primeiro livro solo, e continua à disposição para publicar suas crônicas. O lançamento presencial deverá acontecer em Goiânia, residência do autor. E ele tem a intenção de lançar também em Teófilo Otoni, em dezembro deste ano.

“O que torna um cronista genial? Não é a maestria da língua, sequer a mais primorosa construção de texto. Não. A medida aqui é outra. O cronista genial nasce no olhar. Na capacidade de transformar fatos e fenômenos em histórias. Em boas histórias. Arrancar as experiências da sua trivialidade, cavoucar o cotidiano em busca de sua estranheza — esse é o desafio do cronista. Nas mãos do bom cronista, a manchete de jornal é apenas a ponta de um fio que alinhava real e imaginado. Não à toa, o livro de Luciano Alberto de Castro chama-se Os óculos do poeta, porque essa é a ferramenta do cronista: as lentes que esquadrinham aquilo que se vê, em busca daquilo que está lá, mas o passante distraído não percebe. Também não por acaso, Os óculos do poeta são crônicas de circunstância. Circunstâncias são as coisas jogadas no tempo, situações embrulhadas na sua existência apenas ocasional que ganham uma nova realidade na escrita do cronista. Luciano Alberto de Castro é um cronista genial, que alia o olhar agudo e perceptivo ao “sentimento do mundo”, como teria descrito Drummond, caso tivesse nas mãos essa coleção de crônicas” – Adília Belotti, jornalista, blogueira, fundadora do Clube dos Escritores 50+

O autor – Luciano Alberto de Castro, nasceu em Ataléia, onde morou até 1 ano de idade, depois em Pedro Versiane, distrito de Teófilo Otoni, até os 10, depois na zona urbana de Teófilo Otoni até os 17 anos. É dentista e atualmente reside em Goiânia, onde é professor da Universidade Federal de Goiás. O autor se considera um apaixonado pelas várias formas de arte, pela História do Brasil, pelas plantas e passarinhos. Escrevendo crônicas, poemas e contos, tem colaborado para revistas, sites e jornais brasileiros e internacionais. É um dos autores do Coletânea Clube dos Escritores, publicado pela e-Galáxia em 2021. Os óculos do poeta é o seu primeiro livro solo. (Informações: Editora Kotter e o autor).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui