A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da 5ª Delegacia de Itambacuri e da Agência de Inteligência da Delegacia de Teófilo Otoni, deflagrou na tarde de sexta-feira (23/6), uma operação na cidade de Jampruca, para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão contra P.H.N.F., 18 anos, denunciado pela prática de crimes de tráfico de drogas e atentado contra policiais.
Segundo a Polícia Civil, na última quarta-feira (21), foi registrada uma informação através do Disque Denúncia 181, apontando pessoas envolvidas no tráfico de drogas Jampruca, que estariam escondendo entorpecentes e armas de fogo em alguns imóveis que estariam utilizando para o comércio das substâncias ilícitas. “De acordo com os levantamentos as armas de fogo seriam utilizadas contra policiais e os denunciados estavam orquestrando um atentado durante um evento que seria realizado no final de semana em Jampruca”, disse o delegado de Itambacuri, dr. Eduardo Gil.
O delegado ressalta que, diante da gravidade da denúncia, classificada como alta pela Central do 181, após a identificação dos infratores, foi protocolado pedidos de busca e apreensão nos imóveis ocupados pelos quadrilheiros, sendo as cautelares deferidas. Para as ações de busca e apreensão foram mobilizados policiais civis da 5ª Delegacia de Itambacuri e da Agência de Inteligência da delegacia de Teófilo Otoni, que se somaram os reforços policiais da PMMG, lotados na fração de Jampruca e originários de equipes táticas do 19º BPM.
Durante as buscas, com uso de equipamentos específicos, foram localizados e apreendidos 99 pedras de crack, 58 tabletes mais buchas de maconha, 3 aparelhos celulares e R$ 319,00 na residência utilizada por P.H.N.F., que foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia de plantão em Teófilo Otoni.
Segundo o delegado, consta das apurações preliminares que P.H.N.F. é oriundo da cidade de Frei Inocêncio e teria se instalado em Jampruca, aliando-se a outros infratores para comercializarem drogas e promoverem desordem no município, afrontando os poderes constituídos e impondo o medo na comunidade ordeira. “Os procedimentos investigativos relacionados aos crimes de ameaça, associação ao tráfico e posse/porte ilegal de arma de fogo serão concluídos e remetidos à Justiça Pública da Comarca de Itambacuri”, informou Gil. Equipe Policial: dr. Artur (delegado). Samuel, Tudeia e Glauzelânio “Bota” (investigadores). (Informações: PCMG/ Dr. Eduardo Gil).