Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri pede passagem, e para o bem da educação é preciso maior representação para a região

0
348

Foi assinado pelo Professor Jairo Lisboa Rodrigues, Diretor do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia, Professor João Victor Leite Dias, Diretor da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC), Professor Leonel de Oliveira Pinheiro, Presidente do Conselho Administrativo do campus Mucuri, UFVJM, todos componentes do Conselho Administrativo do Campus Mucuri (CONAD), um documento que chegou às nossas mãos, e que falam das mazelas que a Universidade Federal vem passando há muito tempo. E, que várias pessoas da sociedade já se perguntavam quando começariam os protestos contra este estado das coisas, que freiam as ações da instituição.

“No vai e vem de gestões com diferentes perfis, todas centralizadas na sede, os campi fora de sede nunca receberam um protagonismo. Os diversos gestores ora aumentavam a autonomia administrativa dos campi, ora desfaziam a estrutura descentralizada de seus antecessores e, novamente, concentravam todas as atividades no campus sede. Este cenário aponta para a falência do modelo multicampi da UFVJM, uma vez que os campi fora de sede ficam completamente à mercê da visão do gestor da vez”.

Fazemos questão de reprisar este parágrafo, para os que desconhecem o que acontece no seio da Universidade. Esta é só a introdução do pedido para desvincular de uma vez de Diamantina que, ao nosso ver, já prestou o que lhe era devido, e merece tomar conta da sua unidade tão distante e regionalmente não tem nada a ver com nossos problemas. Aliás, ela sequer queria esse envolvimento. Brevemente voltaremos a escrever sobre “a nossa Universidade”, que tanto bem fez à nossa cidade e a região.

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM): Comunicado Público




DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui