O 4º Festival de Quadrilha atraiu uma multidão na Praça Tiradentes com muito forró e alegria

0
426

O 4º Festival de Quadrilhas de Teófilo Otoni – FESQUATO foi realizado de 6 a 9 de julho na Praça Tiradentes, com intensa programação, muito forró e alegria. O espaço ficou superlotado nos quatro dias de evento, uma edição histórica que encantou milhares de pessoas. Na sexta-feira foram apresentadas as quadrilhas de categoria infantil: Pé Quente, Arrasta-Pezinho, Arriba Saia e Vai-Vai. No sábado foram apresentadas as quadrilhas de categoria adulto: Vai-Vai, Arrasta Pé e Pé Quente.

A criatividade dos quadrilheiros durante as apresentações colocou os jurados numa situação difícil, cada apresentação mais bonita e animada que a outra. Todos os dias teve festival gastronômico, com comidas típicas, feira de artesanato, feira da economia popular solidária, área de lazer e a animada disputa do pau-de-sebo. O domingo foi de grande movimentação, começando às 11 horas com o Projeto Arte na Praça, às 14h o Arraiá da Melhor Idade, e às 15h Show com Kamilla Gomes.

Além das quadrilhas que participaram do concurso, no sábado teve um momento especial, as apresentações da quadrilha indígena com os alunos da Escola Floresta de Itamunhec, com uma criatividade peculiar, e a quadrilha dos idosos do município. No domingo teve uma apresentação especial da quadrilha de Mucuri – Bahia, um verdadeiro espetáculo na avenida Getúlio Vargas, com lindas coreografias, muita dança e animação, e um tributo à Nossa Senhora Aparecida.

A secretária municipal de Cultura Munira Molaib disse que o evento no ano passado foi grandioso, mas neste ano superou, se tornando realmente o maior evento junino do Nordeste e Norte de Minas Gerais. “A gente sabia que seria um espetáculo grande, mas as dimensões conseguiram se superar, foi muito superior do que a gente imaginou”, disse Munira. Foi uma festa muito participativa que envolveu crianças, jovens, adultos e idosos.

Munira frisa que essa cultura não está apenas na tradição da festa junina e da dança de quadrilhas, tem ainda as comidas e bebidas típicas, um aquecimento total do comércio, uma intensa movimentação na cidade, rede hoteleira lotada, bares e restaurantes muito frequentados. Todos os dias o espaço ficou superlotado, tudo transcorreu com a maior tranquilidade. O sistema de segurança foi muito grande, bem planejado entre seguranças particulares e a Polícia Militar.

Premiação das quadrilhas campeãs no FESQUATO 2023

A premiação aos grupos competidores foi um dos momentos mais aguardados e emocionantes ao longo da maratona que foi o FESQUATO. Nesta edição, o total da premiação em dinheiro, que inclui incentivo de participação, além de troféus e medalhas, foi de R$ 40.500,00. Os quadrilheiros do Arrasta-Pezinho, categoria infantil de 3 a 12 anos, que tem como marcadora Jucineide Silva, conquistou o 1º Lugar em todos os quesitos: melhor quadrilha, melhor marcador, melhor casamento. Pelo segundo ano Jucineide marca a quadrilha, que tem participação da sua filha de 3 aninhos que ainda foi a noiva, chamando a atenção de todos, pela delicadeza, lindeza e desenvoltura.

Aliás, a pequenininha Luma tem a quem puxar. O Arrastapé e Arrasta-Pezinho têm uma tradição familiar de 39 anos. A quadrilha Arrastapé, que ficou em segundo lugar, começou, com o patriarca João Soldado, depois foi passado para seu filho Judinei Silva, depois para Josilei Silva, agora está com João Teixeira. E Jucineide está à frente do Arrasta-Pezinho, que ficou parada por um tempo e retornou a todo vapor, sendo a campeã.

Os dançarinos que representam o grupo na categoria adulto também se destacaram com a melhor pontuação em dois quesitos, de modo que o grupo Pé Quente, que tem como marcador Bento Gomes, levou o título de melhor quadrilha. Bento disse que foi campeão em 2019 e retorna agora em 2023 vencendo em 1º lugar adulto. “Para nós, é muito importante esse troféu”, disse ele. Ao iniciar a apresentação do seu grupo, fez uma explanação de como começou, falando dos alemães que trouxeram a quadrilha para Teófilo Otoni na década de 40. Na noite de domingo, o prefeito Daniel Sucupira recebeu prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas de toda região, para o encerramento da linda festa que já se tornou tradição na cidade.

O prefeito Daniel Sucupira disse que é uma grande alegria ver que a Praça Tiradentes ficou repleta de pessoas que levaram energia, o desejo e a vontade de fazer com que a cultura pudesse prevalecer. Estas pessoas puderam se sentir felizes em Teófilo Otoni. “As famílias vieram e eu acho importante destacar que, quando a cidade recebe um evento importante como esse, além de trazer alegria das famílias da nossa cidade, traz também a geração de trabalho, de emprego e de renda, a promoção do desenvolvimento”, disse o prefeito. Ele destacou que a cidade está de parabéns por acolher esse evento, e parabenizou as equipes que trabalharam tanto na organização. “E a minha palavra neste momento ao povo de Teófilo Otoni, aos quadrilheiros, aos organizadores, aos artistas da nossa cidade e região, é de gratidão. Agradeço também aos colegas prefeitos que vieram nos prestigiar, também os vereadores e todas as pessoas que fizeram a diferença nesse grande evento”, disse Sucupira.

A Casinha de pau-a-pique foi uma das maiores atrações do FESQUATO

Uma novidade nesta edição do FESQUATO que chamou a atenção de todos foi uma linda casinha de pau-a-pique, construída na Praça Tiradentes – a “Casa de Seu Gerardo e Dona Ana”, segundo o prefeito, que caracteriza o simbolismo e o sentimento do que é o povo rural. Teve fila para acessar o interior da casinha, que tinha fogão à lenha, quadros na parede, janelas, vasilhames, tudo que se deve ter em uma moradia.

Dentro da casinha estava sendo feito comida, e quem passava por lá degustava das delícias e tomava um cafezinho. Tiveram também momentos emocionantes, quando algumas pessoas mais idosas puderam recordar de suas vidas na juventude, dizendo que o local remetia boas lembranças familiares. “Eu fiz comida lá dois dias, e junto com a minha mãe, nós fizemos também um pé-de-moleque. Foi muito legal. Isso tudo mostra pra todos nós a alegria dessa luta de trabalhar por Teófilo Otoni”, concluiu o prefeito.

Mais momentos que marcaram o Festival de Quadrilha em Teófilo Otoni – FESQUATO 2023

(FOTOS/CRÉDITOS: DIÁRIO TRIBUNA E PMTO)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui