Operação Di@na cumpre mandados contra investigado por ameaças a deputadas mineiras

0
157

Ação é resultado dos trabalhos da força-tarefa interinstitucional que monitorou diversos fóruns e grupos na internet, de onde se originaram as ameaças

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), a Polícia Civil e a Polícia Militar de Minas Gerais, realizaram na quinta-feira, 28 de setembro, a primeira fase da operação Di@na. A ação cumpriu ordens judiciais de busca e apreensão e de quebra de sigilo de dados na cidade de Pirapora.

Desde que foram noticiadas as ameaças de violência contra as deputadas estaduais Lohanna Souza França Moreira de Oliveira, Bella Gonçalves e Beatriz Cerqueira, o MPMG, a Polícia Civil e a Polícia Militar têm trabalhado de forma integrada para proteger as parlamentares e investigar os fatos criminosos. No bojo dos trabalhos da força-tarefa instituída pela Portaria Conjunta ALMG MPMG PCMG PMMG n.º 1, de 14 de setembro de 2023, foram monitorados diversos fóruns e grupos na internet, de onde se originaram as ameaças. Em tais grupos, identificou-se também a exposição indevida de dados sigilosos de diversas autoridades, incitação à violência, à pedofilia e à necrofilia, postagens de imagens de estupros, assassinatos e mutilações e muito conteúdo de abuso e a exploração sexual infantil (“pornografia infantil”).

Após monitoramento, coletas de provas e análises de dados, foi deflagrada a primeira fase da operação. As residências de um dos envolvidos nas ameaças às parlamentares e na organização desses grupos foram objeto de mandados de busca e apreensão. Nos imóveis, foram apreendidos celulares, computadores, HDs, pen drives e anotações, além de munições e equipamentos para fabricação de armas caseiras. O investigado foi conduzido à delegacia e prestou depoimento durante cinco horas. O processo se encontra sob sigilo judicial e terá continuidade com a análise dos dados obtidos para identificação dos demais envolvidos nos crimes.

O nome da operação, Di@na, veio da deusa Diana da mitologia, que é a Deusa da caça e protetora das mulheres e crianças. O @ faz referência aos crimes cibernéticos investigados.

(Informações/Fotos: Ministério Público de Minas Gerais/ Assessoria de comunicação integrada).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui