Laser Scanner 3D é empregado em reconstituição de crime de trânsito

0
69

Pela primeira vez, a Polícia Civil de Minas Gerais utilizou o equipamento Laser Scanner 3D em uma investigação de acidente de trânsito envolvendo uma vítima fatal. O objetivo foi reconstituir o choque ocorrido entre um ônibus e uma bicicleta, no último dia 12 de abril, o qual resultou na morte do ciclista, de 38 anos, na região central de Belo Horizonte.

A reconstituição foi realizada na quarta-feira (15/5), pela Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Crimes de Trânsito (Depict), unidade vinculada ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito (Deictran), e pelo Instituto de Criminalística.

Morte no trânsito – No dia dos fatos, a vítima pedalava na região central quando foi atropelada por um ônibus. Diante da gravidade dos ferimentos, ela foi encaminhada a um hospital de pronto socorro, mas não resistiu e morreu no dia seguinte.

Devido à descaracterização do local para o socorro da vítima, a perícia não pode comparecer. No entanto, os trabalhos periciais estão avançados e já foram coletadas imagens do acidente, tanto de câmeras de segurança quanto do próprio ônibus envolvido no fato, além do tacógrafo do veículo.

Segundo a chefe da Depict, delegada Renata de Oliveira Lima, as informações geradas pelo Laser Scanner 3D vão ser fundamentais para o andamento do inquérito. “Nós vamos reconstruir o mais próximo possível da realidade no momento em que aconteceu o atropelamento para que possamos ter a noção completa e concluir as investigações com maior fidelidade”, disse.

Laser Scanner 3D – O equipamento tem como função não apenas capturar imagens tridimensionais detalhadas, como também oferecer uma análise aprofundada das cenas de crime. Equipado com laser, escâneres de precisão, câmeras de alta resolução e sensores especializados, o dispositivo mapeia ambientes complexos, revelando detalhes muitas vezes despercebidos aos olhos humanos. (Assessoria de comunicação da PCMG).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui