A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite está em andamento e seu encerramento ocorre no próximo dia 14 de junho. O objetivo da campanha é vacinar pelo menos 95% do seu público-alvo, que são as crianças menores de 5 anos de idade.
A poliomielite é uma doença grave causada pelo poliovírus, que pode levar à paralisia irreversível. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas.
A poliomielite ainda é endêmica no Paquistão e Afeganistão, e há casos de poliovírus derivado da vacina (cVDPV) devido à baixa cobertura vacinal. No Brasil, o último caso de poliomielite registrado foi em 1989, e o país foi certificado livre do poliovírus selvagem em 1994. No entanto, em 2023, foi classificado como de alto risco para reintrodução do vírus.
Desde 2016, o país não atinge a meta de pelo menos 95% de cobertura vacinal contra a poliomielite, conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS). Minas Gerais é um dos estados brasileiros com cobertura abaixo do esperado. O estado registrou em 2023 uma cobertura de 87,50%.
Para a vacinação, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e levar o cartão de vacinação. Saiba mais sobre a vacinação contra a poliomilelite em https://www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas/polio.
Participe do grupo de parceiros da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), pelo WhatsApp e receba diariamente informações relativas à prevenção de doenças, vacinação e outros assuntos: https://bit.ly/ParceirosSaude. Além disso, siga a SES-MG no Instagram: https://www.instagram.com/saudemg/ (SES-MG).