A Polícia Militar de Itambacuri registrou dois acidentes de trânsito no mesmo local e no intervalo curto de tempo, no domingo (21/7), na BR 116. Segundo o comandante da PM em Itambacuri, tenente Reinaldo Martins, nos dois casos, os condutores eram inabilitados, situação que novamente demonstra a importância da direção defensiva e o aumento da responsabilidade dos usuários das vias públicas.
“A imprensa divulgou vários sinistros ocorridos na região, alguns deles graves, e apesar das causas serem esclarecidas somente após os respectivos inquéritos policiais ou processos, normalmente os principais motivos são fatores humanos voltados aos aspectos negligência, imprudência e imperícia. Ou seja, mudando o nosso comportamento no trânsito muitas vidas serão preservadas e as pessoas não sofrerão lesões gravíssimas, sendo várias delas amputações que interrompem o seu futuro”, alerta o tenente.
Em Itambacuri, na avenida de acesso pela rodovia BR 116, uma caminhonete GM S10 colidiu nos muros de uma residência e de uma oficina, as ocupantes foram socorridas ao hospital da cidade, a condutora não foi localizada, mas, segundo o militar, consta que ela era inabilitada. O proprietário do veículo informou que a sua namorada havia saído com a picape sem a sua autorização. Outro carro, provavelmente um Ford Ka, que também teria se envolvido no acidente, o condutor fugiu.
“Por incrível que pareça, durante o atendimento do sinistro envolvendo a caminhonete, mesmo com o local sinalizado e a via interditada para a remoção, uma motocicleta teria ultrapassado pela direita os demais veículos parados e acabou colidindo na traseira da picape S10, sendo o condutor socorrido ao hospital com algumas lesões. O motociclista também era inabilitado”, destacou o comandante.
Ele enfatiza que, a Polícia Militar tem realizado diversas operações preventivas para orientar a população e manter a segurança das vias públicas, mas como sempre diz, “cabe ao motorista, ao ciclista e ao pedestre, o protagonismo na prevenção de sinistros. Fatores como excesso de velocidade, consumo de bebida alcoólica, falta de atenção e de habilitação, dentre outros, são fundamentais para protegermos uns aos outros no dia a dia”.
O tenente afirma que está aumentando a presença nas rodovias com as operações visando a manutenção da segurança e conta com uma mudança de comportamento daqueles que ainda persistem na condução de veículos sem pensar nas consequências que podem ferir e matar pessoas. (Tenente Reinaldo Martins, comandante do 1º Pelotão da 155ª Cia PM).