A Polícia Militar de Meio Ambiente de Almenara realizou uma operação, neste domingo (4/8), de fiscalização de pesca desembarcada às margens do Rio Jequitinhonha, e, quando os militares faziam patrulhamento, abordaram E.R.S., de 47 anos, segundo a polícia, homem conhecido, através de informações anteriores, pelas ameaças que fazia à população da zona rural, com uso de duas armas de fogo.
Neste domingo, ele foi preso em flagrante por posse irregular de armas de fogo, além de pássaros da fauna silvestre que mantinha em cativeiro ilegal. Após consulta ao sistema informatizado, os policiais constataram que o homem tem passagens criminais por: posse irregular de arma de fogo, ameaça, disparo de arma de fogo, e pela Lei Maria da Penha. Ele foi conduzido junto com os materiais apreendidos, à delegacia de Polícia Civil, para os procedimentos pertinentes à polícia judiciária.
Foram apreendidos: 2 armas de fogo, 2 gaiolas, 1 papagaio do peito roxo (Amazona Vináceo), 1 periquitão maracanã (Psittacara Leucophthalmus). E foi lavrado um auto de infração (AI) no valor de R$12.750,47. Uma das armas de fogo foi apreendida junto com um pássaro, próximo onde o homem estava. A outra dentro da casa, debaixo de um sofá. O tenente Heberth Dias informa que ele ameaçava a população com as duas armas, e já atirou e matou um cachorro. (Informações/Fotos: tenente Heberth Dias, comandante da Polícia Militar de Meio Ambiente/ Batalhão de Almenara).