A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada na sexta-feira (27/9), em razão de um incêndio que estaria ocorrendo na zona rural de Teófilo Otoni, no Córrego dos Feixes, próximo ao distrito de Topázio. Um homem teria ateado fogo numa pastagem, que se alastrou para a mata, uma equipe da Ambiental foi ao local e conseguiu localizar o homem e prendê-lo em flagrante.
O comandante da Polícia Militar de Meio Ambiente de Teófilo Otoni, Tenente Awderclaner Ferreira disse que já é comum esse cidadão atear fogo em pastagens. “De outras vezes já fez. Ele não explica o motivo de atear fogo naquelas pastagens da região. Fato é que ele já é reincidente, e por essa razão, mais uma vez a Polícia Militar teve que se deslocar urgentemente e prender esse cidadão, justamente para que ele não coloque fogo em outras regiões ali do município”, disse.
O Tenente disse que, uma fazenda foi atingida, mas no momento não tinha condições de mensurar a área queimada em razão do fogo que ainda estava se alastrando. Ele faz um alerta e destaca que, muitas vezes pessoas colocam fogo em lixo, o fogo se alastra para as matas, causando bastante prejuízo ao meio ambiente, e quando possível, com ajuda da população a PM consegue fazer o flagrante dos autores.
O Tenente Awderclaner informou ainda que, nesta sexta-feira (27/9), o fogo atingiu área de preservação ambiental (APA). A mata foi atingida, bem como as pastagens da região. A grande preocupação era que o fogo se alastrasse ainda mais para dentro da mata, por isso foi feito contato com o Corpo de Bombeiros para ajudar a debelar o incêndio. (Imagens: PM de Meio Ambiente, Teófilo Otoni).