
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), juntamente com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri – AMUC, realizou evento na manhã de quinta-feira, 10 de julho de 2025, na sede da Associação, com a finalidade de passar orientações e esclarecimentos aos prefeitos e controladores dos municípios da região sobre o Programa de Aceleração do Crescimento dos Controles Internos Municipais. Este programa tem por objetivo capacitar e fortalecer órgãos de controles internos municipais do semiárido mineiro, nos aspectos de transparência, gestão de riscos nas contratações e acompanhamento das políticas públicas.

O presidente da AMUC e prefeito de Teófilo Otoni, Fábio Marinho dos Santos disse que, no dia a dia das prefeituras, vários documentos, vários processos, passam por uma avaliação das controladorias, e se os gestores não tiverem a capacidade técnica para fazer uma análise desses documentos, os municípios acabam tendo problema na hora de realizarem as suas prestações de contas. Por esse motivo, ele fez contato com o Tribunal de Contas, através da AMUC, para realizar essa capacitação.
“É a primeira de várias outras que a gente pretende realizar para os municípios que integram a AMUC, porque sabemos da necessidade”, disse Marinho, explicando que as prefeituras da região são de pequeno e médio porte, como é o caso de Teófilo Otoni, e é preciso ter essas orientações para evitar problemas futuros, não só para os servidores, como também para os gestores.

O controlador interno do TCEMG, Dr. Henrique Quites esteve presente na AMUC, e informou que iria apresentar aos participantes algumas ações de parceria do Tribunal, especialmente com os controles internos municipais, envolvendo a Controladoria do Tribunal de Contas e os Controles Internos das prefeituras.
“A gente vai lançar, em especial, um Programa de Aceleração de Crescimento dos Controles Internos Municipais, para auxiliar as controladorias dos municípios durante um ano, com ações de mentoria, capacitação, workshop e reunião com especialistas”, disse o Dr. Henrique, ressaltando que vai acompanhar esses controles internos que tenham interesse em se cadastrar no programa, durante um ano, e auxiliar na estruturação desses controles internos municipais.


