
O comandante da Cia de Polícia Militar de Itambacuri, tenente Reinaldo Martins, informou que uma equipe policial realizava operação na área central da cidade, na quarta-feira (16/7), quando decidiu abordar três indivíduos, nas proximidades no mercado municipal, que levantaram suspeita, em uma localidade com denúncias de ocorrência de tráfico de drogas.
“Os militares se aproximaram para fazer a abordagem, deram ordem legal de parada, mas um dos indivíduos recusou-se a colaborar, afirmando repetidamente que não seria revistado. Apesar das ordens reiteradas para que colocasse as mãos na cabeça e virasse de costas, ele desobedecia às determinações legais, demonstrando atitude hostil”, disse o tenente Reinaldo.
Segundo o tenente, num determinado momento, o homem tentou se desvencilhar da abordagem, sendo necessário o uso proporcional da força para contê-lo. “Durante a tentativa de imobilização, populares presentes em uma barraca, iniciaram um movimento de hostilidade contra a equipe, tentando retirar o autor da custódia policial, sendo necessário o uso do espargidor de pimenta, com o objetivo de dispersar os presentes”, informou o militar.
O tenente informou que, apesar da intervenção, a turma continuou a investir contra os militares, chegando a empurrá-los e ameaçá-los, o que contribuiu para que o indivíduo conseguisse escapar e esconder-se no interior da barraca, pertencente à sua mãe, local onde havia outras pessoas confrontando a equipe policial. “No interior da barraca, o autor passou a proferir palavras de baixo calão e ameaças contra os militares. A sua mãe também ameaçou os policiais”.
Diante do cenário foi solicitado apoio de outras equipes policiais, chegando ao local equipes de Itambacuri e de cidades vizinhas, inclusive do Tático Móvel de Teófilo Otoni. “Na ação foram presos quatro homens e uma mulher pelos crimes de resistência e ameaça. Devido a necessidade do uso da força, os homens sofreram lesões leves e foram encaminhados ao Hospital Nossa Senhora dos Anjos, onde foram medicados”, informou o tenente.
Ainda no atendimento da ocorrência os militares perseguiram um foragido da justiça, que segundo informações, estava na confusão. Ele teria fugido sentido à rua Rodrigues Silva, proximidades da residência de um dos autores da resistência, tendo o foragido entrado na citada casa, onde os policiais localizaram um pacote com substâncias entorpecentes: 14 pedras de crack e 14 tabletes de maconha. “Infelizmente o foragido não foi localizado”, lamentou o tenente.
O tenente Reinaldo ressalta que “a Polícia Militar tem uma ótima proximidade com a população de Itambacuri, composta por sua maioria por pessoas ordeiras, inclusive diariamente realizamos contato direto, somos bem recebidos, muito bem tratados, inclusive pelas crianças. Sempre prestaremos o melhor trabalho possível para ajudar a sociedade de Itambacuri e pretendemos manter essa excelente parceria. Por esses e outros motivos deixamos claro que a Polícia Militar não permitirá comportamentos hostis/agressivos de uma minoria. Todas as vezes que nossos policiais forem atacados utilizaremos os recursos disponíveis, dentro das normas legais, para manter a segurança e paz da comunidade e integridade dos militares”. (Informações/Foto: tenente Reinaldo Martins, comandante do 1º Pelotão da 155ª Cia PM Itambacuri/ Capitão John, comandante da Cia).










