
Em 2025, a Justiça Federal registrou um avanço expressivo na atuação social, na Subseção Judiciária de Teófilo Otoni: foram realizadas 1.317 perícias sociais, o que representa um aumento de 52,78% em relação ao ano anterior. O crescimento quantitativo reflete a atuação qualificada das peritas sociais, todas mulheres, cuja dedicação diária alia conhecimento técnico, escuta sensível e profundo compromisso com a efetivação de direitos.
A Subseção Judiciária destaca que, mais do que números, cada perícia representa o esforço de traduzir contextos de vulnerabilidade em laudos fundamentados, capazes de subsidiar decisões judiciais justas e humanizadas. Em um Judiciário que busca não apenas julgar, mas compreender, essas profissionais são fundamentais.
Com precisão metodológica e olhar atento às realidades invisibilizadas, elas promovem acesso à justiça por meio da escuta social qualificada, garantindo que a dimensão humana jamais seja negligenciada nos autos. (Informações/Imagem: Justiça Federal, Subseção Judiciária de Teófilo Otoni).









