
Gerou grande repercussão nesta semana, a divulgação pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), colocando Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, entre as 20 cidades mais violentas do país, num levantamento sobre mortes violentas. O Governo de Minas reagiu emitindo nota à imprensa, na sexta-feira (25/7), explicando que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública incluiu as 39 mortes ocorridas no acidente de trânsito, na BR-116, região da Lajinha, no dia 21 de dezembro de 2024, elevando significativamente os números. Nesse fato específico, os óbitos foram enquadrados como homicídio doloso – ou seja – “ocorre quando o autor tem a intenção de matar ou assume o risco de causar a morte de outra pessoa”. O motorista da carreta e um empresário foram indiciados.
Nota do Governo de Minas: “O índice de 58,2 mortes violentas por 100 mil habitantes no município de Teófilo Otoni, em 2024, divulgado à imprensa pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, não reflete com precisão a dinâmica da criminalidade urbana do município. Esse número foi impactado diretamente pela inclusão das 39 vítimas fatais do acidente rodoviário, ocorrido em 21 de dezembro de 2024, na rodovia BR 116. O registro das vítimas foi enquadrado dentro de Homicídio Doloso – crime que faz parte do rol de Mortes Violentas Intencionais (MVI).
Considerando exclusivamente os registros de MVI ocorridas no contexto urbano do município ao longo de 2024, foram contabilizados 41 casos. Com base na população estimada de 137.418 habitantes, a taxa real é de aproximadamente 29,84 mortes por 100 mil habitantes – muito distante de um possível ranking dos 20 municípios mais violentos.
A diferença entre essa taxa e a apontada no ranking nacional (58,2) evidencia a importância de contextualizar os dados para que eles representem, de fato, a realidade da segurança pública local. A utilização de um evento isolado e de grande proporção, como o mencionado acidente, em um cálculo que deveria refletir a violência cotidiana, pode causar interpretações equivocadas, além de comprometer a percepção social sobre a efetividade das ações de segurança que vêm sendo implementadas no município. O Governo de Minas reafirma seu compromisso com a transparência dos dados, com o enfrentamento qualificado à criminalidade e com o respeito à vida”. (Foto: Thiago Cardoso).










