
TEÓFILO OTONI – O Grupo Especial de Policiamento Ambiental (GEPAM) de Teófilo Otoni recebeu denúncia, na terça-feira (9/9), informando sobre existência de um cativeiro sem autorização de pássaros silvestres, no bairro Bela Vista, em Teófilo Otoni. Os militares do Meio Ambiente foram ao local, na rua Francisco Augusto de Paula, sendo recebidos pelo denunciado.
Informado sobre a denúncia, o morador apresentou a relação dos pássaros válida até 31 de julho de 2026, impressa em 3 de setembro de 2025, declarando possuir 10 pássaros devidamente registrados. Ciente da necessidade de uma fiscalização, o morador autorizou a entrada na residência, onde os policiais constataram a criação dos animais.
Durante a vistoria, além dos 10 canários-da-terra devidamente anilhados e constantes na citada relação de criador, foi constatado que ele mantinha também em cativeiro 32 canários-da-terra, 1 coleiro e 1 tiziu, todos sem anilhas e documentação ambiental, configurando cativeiro ilegal de espécies da fauna silvestre brasileira.
Os pássaros foram apreendidos e foi lavrado o TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), ficando o morador assumindo o compromisso de comparecer em juízo quando for intimado. No âmbito administrativo, foi lavrado um Auto de Infração Semad/IEF, no valor de 10.650 UFEMG, que corresponde a R$ 58.905,15. Segundo a PM, as aves estavam em estado bravio, com características de terem sido capturados recentemente. (Informações/Foto: PM Meio Ambiente/ Teófilo Otoni/ Sargento Loesch).










