
O secretário municipal de Planejamento de Teófilo Otoni, Bruno Balarini, divulgou em sua conta no Instagram (story) um pedido referente ao Plano Diretor da cidade que teria sido negado pela Secretaria Municipal de Fazenda. Em sequência de publicações, o secretário adotou tom crítico e até sarcástico ao comentar supostos acordos firmados e não cumpridos. De acordo com as postagens, um dos pedidos protocolados pelo gabinete de planejamento foi indeferido, sem aparente justificativa plausível. Em outra postagem, ele fez uso de uma mensagem com tom irônico: “vendo as pessoas que fizeram o acordo comigo fingindo amnésia”, insinuando que alguns compromissos previamente assumidos não estão sendo respeitados.
Essa manifestação pública evidencia uma tensão institucional entre a Secretaria de Planejamento e a Fazenda municipal, no que diz respeito ao andamento e à implementação do Plano Diretor. O Plano Diretor, instrumento normativo que organiza o uso e a ocupação do solo urbano, é fundamental para nortear o crescimento, o planejamento urbano e a prestação de serviços públicos.
Fontes internas informaram que este não é o primeiro pedido do planejamento a ser rejeitado pela pasta da Fazenda, o que estaria gerando impasses administrativos. Por outro lado, a Fazenda ainda não divulgou posicionamento oficial sobre os critérios adotados para indeferimento. Até o momento, a Prefeitura de Teófilo Otoni não se manifestou formalmente quanto às afirmações do secretário.










