Pipas deixam bairros Jardim São Paulo e Bela Vista, em Teófilo Otoni, sem energia

0
769

Brincadeira deve ser feita bem longe da rede elétrica e sem linhas cortantes

A prática da brincadeira com pipas foi a causa de duas ocorrências de falta de energia só no domingo (07/06) em Teófilo Otoni.  Por volta de 15h30, o Bairro Jardim São Paulo teve o fornecimento interrompido devido a uma pipa em contato com a rede elétrica. No mesmo dia, no início da noite, os clientes do Bairro Bela Vista foram afetados pelo mesmo tipo de problema. Todos os consumidores tiveram a energia restabelecida ainda no domingo. Na última semana,  o Bairro São Jacinto também teve a energia desligada pelo mesmo motivo.   
 
Nesta época do ano, essa prática costuma ganhar mais força em função da característica do período, quando os ventos são mais fortes. Por isso, a empresa reforça o alerta para a importância de realizar essa brincadeira apenas em locais abertos e afastados da rede elétrica e também de não utilizar o cerol, que é o principal causador de ocorrências no sistema elétrico, capaz de cortar os cabos e causar acidentes com a população.
 
Somente em 2019, incidentes com pipas causaram 1.771 ocorrências, que prejudicaram cerca de 504 mil clientes da Cemig. Apenas nos quatro primeiros meses deste ano, na Região Leste de Minas, foram registrados 30 desligamentos provocados por pipas na rede elétrica, que prejudicaram quase 2 mil clientes da Cemig.
 
Vale ressaltar ainda que a lei estadual 14.349/2002 proíbe o uso de cerol ou de qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas, de papagaios, de pandorgas e de semelhantes artefatos lúdicos, para recreação ou com finalidade publicitária, em todo o território do Estado de Minas Gerais. Quem for flagrado usando cerol ou linha cortante está sujeito ao pagamento de multa, que varia de R$ 100 a R$ 1,5 mil, podendo ser agravada. (cemig.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui