Policiais militares lotados no pelotão em Caraí e no Destacamento de Catuji, apoiados por profissionais da Secretaria de Saúde, CREAS e Conselho Tutelar, realizaram na quinta-feira (29/08), a Campanha Agosto Lilás, com ações de conscientização à denúncia e mobilização da sociedade para coibir todas as formas de violência contra a mulher. As ações de prevenção visaram mobilizar a sociedade e contribuir para um ambiente mais seguro às mulheres. Foram distribuídos panfletos com informações sobre a violência doméstica e direitos das mulheres na feira e nos comércios das duas cidades.
Na oportunidade, foram entregues máscaras de proteção contra a Covid-19, confeccionadas pelo grupo de mulheres do Projeto Mulher Livre da Violência, da Comunidade do Cedro em Teófilo Otoni, projeto coordenado pela cabo Juliana (19º BPM). As máscaras artesanais foram confeccionadas de fardas da Polícia Militar, doadas pelos militares.
Nos dias 28 e 29 de agosto de 2020, um áudio foi transmitido numa motocicleta de som e no autofalante da Igreja Matriz em toda a cidade de Caraí, com informações importantes sobre a campanha Agosto Lilás e telefones da Polícia Militar para que as mulheres possam acioná-la em caso de violência. As vítimas não devem se calar.
Em Catuji, a equipe da secretaria municipal de saúde disponibilizou álcool em gel, que foi entregue para famílias locais. A equipe de saúde passou informações sobre a importância da utilização de máscaras de proteção e do álcool em gel, para a prevenção da Covid-19. Equipe do Conselho Tutelar de Catuji, falou da atividade desenvolvida e da parceria com a PMMG. Equipe Caraí: tenente Thalles, sargentos Kind e Julio. Equipe Catuji: cabos Mesmer e Fabiano. (Informações/Fotos: Tenente Thalles Dohler Schutte/ Cmt. 2º Pel/ 232ª Cia PM).