Defesa Civil acompanha trabalhos de reparo na cratera que se formou em frente ao SAMU

0
423

Teófilo Otoni – Na tarde de quinta-feira (24/09), uma enorme cratera se formou em frente ao SAMU, em Teófilo Otoni, causando preocupação para a população e para a Defesa Civil, pois o fato poderia prejudicar os trabalhos do SAMU, um dos mais importantes órgãos da cidade e região, serviço que a população tanto precisa. A coordenadora da Defesa Civil municipal, Marília Pereira disse que o município estava fazendo averiguação no local porque é uma área muito grande de afundamento do solo, e tem prédios públicos do lado correndo o risco de serem abalados devido o problema.

Marília informou que o setor de engenharia da Secretaria de Obras e o setor de planejamento fariam a avaliação do problema e a Defesa Civil acompanha para dar apoio à população que precisar buscar informações sobre o problema. Ela disse na manhã desta sexta-feira (25), que a informação que teve é que houve um rompimento de rede embaixo da área, um local que antes já teve mina, que antigamente foi de área alagada. “Um local que tinha minadouro, lagoa. Essa agravância também pode ter provocado esse desabamento, mas até o momento, pra gente é o rompimento de rede”, disse.

Sobre a parte técnica, como emissão de laudo sobre o problema ela ressalta que a Secretaria de Obras juntamente com a Copasa é que pode dar um parecer. A Defesa Civil atua na área do risco para a população, para os prédios ao lado. Com a água minando no local, questionada disse que há risco iminente de mais afundamento de solo. “Na verdade nós estamos pensando em isolar a área. A Defesa Civil estadual também está acompanhando a municipal, e nós estamos vendo essa opção”. Questionada sobre as atividades do SAMU ela respondeu: “Teria que parar um pouco as atividades do SAMU até que a solução seja tomada”. Sobre a previsão do final da obra disse que não tem essa resposta.

O representante da Defesa Civil estadual, sargento Teófilo esteve no local e disse que a princípio foi constatado que houve a abertura da cratera devido o solo estar muito úmido. “Devido também passar uma rede da Copasa no local, e o local ser uma lagoa aterrada, nós estamos aguardando agora os peritos na área chegarem pra que seja feito todo uma análise da situação e que os órgãos competentes tomem providência com relação a sanar essa situação a princípio”, disse Teófilo. Ele disse que o SAMU continua em funcionamento provisório até que tenha um laudo definitivo da situação. A princípio foi feito um desvio pra que as ambulâncias possam passar, para a população não ficar sem o atendimento. Durante esta sexta-feira seria feita uma vistoria em toda a edificação do SAMU pra saber qual medida a ser tomada.

O Secretário Municipal de Obras, Elber Antunes disse que “no local tem uma rede de água de 200mm da Copasa que tem uma pressão muito grande pra poder abastecer a região norte e noroeste de Teófilo Otoni, e isso causou o afundamento da rede devido ao local ser de fluxo maior de trânsito”. Disse ainda que “a partir do rompimento da rede houve a fuga lateral, que aqui tem uma drenagem que capta toda a bacia da região, e com isso a Copasa ficou até 3h da manhã pra fazer a manutenção da rede de água”. Que não faltou água para a população da região, e que tem a confirmação de que a Copasa vai executar a reconstituição da pavimentação e o fluxo natural do SAMU que é muito importante não parar. Informou que a prefeitura entra com a parceria com a parte técnica junto com a parte técnica da Copasa pra poder achar a solução de qualquer outro problema pra dar segurança ao pessoal do SAMU e à população local. (Fotos: cedidas por Josilei Silva)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui