Registros de candidaturas estão sendo analisados pela justiça eleitoral

0
1410

Em Teófilo Otoni foram pedidos 6 registros de candidaturas para prefeito e vice, 393 para vereador

Teófilo Otoni – A 269ª ZE atende os municípios de Teófilo Otoni, Novo Oriente de Minas e com o rezoneamento realizado em 2017, passou a atender também a cidade de Frei Gaspar. No total, abrange 118.062 eleitores, distribuídos entre: Teófilo Otoni: 103.062 eleitores aptos; Frei Gaspar: 5.348 e Novo Oriente de Minas: 8.970.

A chefe do Cartório Eleitoral, Patrícia Guedes Barrack informou que em Teófilo Otoni tiveram 06 registros de candidatos para prefeito: Edson Gonçalves Soares, Daniel Batista Sucupira que concorre à reeleição, Roque Saldanha Rosa, Paulo Henrique Rodrigues Coimbra, Fábio Marinho dos Santos e Bruno Balarine Gonçalves. Para o cargo de vereador foram feitos 393 registros.

Para o município de Frei Gaspar o cartório informou que teve registro para prefeito e vice, de Edson Alves dos Santos e Jazy Guedes Silva. E foram 56 pedidos de registro para vereador. Em Novo Oriente de Minas informou que foram pedidos registro para prefeito e vice, de Fábio Rodrigo Gonçalves que é candidato a reeleição e Normandes da Costa Jardim. Foram 73 registros para vereador.

Prazo de Impugnação – Patrícia explica que são pedidos de registro de candidatura, e nesta terça-feira (29) estavam sendo publicados os editais pra que corra o prazo de impugnação. A lei ainda determina o prazo de 05 dias para que o Ministério Público e outro interessado legal possa impugnar um registro de candidatura de qualquer candidato.

“Todos os pedidos foram recebidos e estão sendo analisados e os prazos se iniciam. Qualquer um deles pode ser impugnado, terá prazo pra defesa, então, somente no final do registro de candidatura, após análise de impugnações, de denúncias, de inelegibilidade, é que serão deferidos ou indeferidos. No momento nós não podemos realmente informar quem vai ser ou quem não vai ser, inclusive qualquer um deles tem o direito de desistir, de substituir, e várias outras situações”, explicou Patrícia.

O prazo final de registro de candidatura é 14 de outubro/ 2020. Tem o site oficial do TSE que é o divulgacandcontas e os processos são públicos. Neste site todos têm acesso a documentação dos processos que hoje são eletrônicos, através do sistema de candidaturas. Patrícia informa que qualquer um pode analisar, impugnar ou denunciar qualquer situação, pra que seja feita a análise pelo Juiz Eleitoral e Promotor Eleitoral. No processo de registro de candidatura serão analisados os requisitos necessários, se o candidato atende ou não. Se tiver alguma situação que ele não atenda e alguém quiser impugnar, o caso será analisado.

O Dia da Eleição – Neste ano, a primeira mudança maior referente às eleições municipais foi de data, que foi para 15 de novembro, depois de um estudo que o TSE fez em abril – logo no início – junto com órgãos da saúde, imaginando-se que a pandemia da Covid-19 já tivesse com o pico em quase zero. “Para ajudar nessa situação aumentou-se 1 hora o prazo para votação. Ao invés dos trabalhos iniciarem às 8h, as sessões irão iniciar com votação de eleitor a partir das 7h.

Com relação ao idoso existe o horário preferencial até às 11h da manhã. Isso não quer dizer que outro cidadão não possa votar também nesse horário, ou que o idoso não possa votar à tarde. É apenas uma recomendação, mas qualquer outro cidadão que chegar, pela ordem de chegada ele vai votar. Patrícia explica que todos os cuidados necessários estão sendo tomados com relação à pandemia do novo coronavírus quanto a parte de responsabilidade da justiça eleitoral.

Ela alerta que nenhum cidadão vai entrar no local de votação sem máscara, em todas as sessões eleitorais vão ter álcool em gel à disposição tanto para quem está trabalhando, quanto para os eleitores. Ela orienta que, uma vez que não acontecerá a identificação biométrica, que todo eleitor leve sua própria caneta pra assinar. “Ele acabou de votar, passa na mesa, usa o álcool e vai pra casa tranquilamente. Acredito que, uma vez que a gente observa as filas de bancos, supermercados, restaurantes e até bares da cidade, as pessoas hoje já se ambientaram com a situação da covid-19 e os cuidados que eles devem ter, e que irão votar normalmente”, observou Patrícia, lembrando que cada um vai analisar a sua situação.

Ela lembra que existe o prazo de 60 dias após as eleições, pelo sistema Justifica no próprio site do TSE, que está liberado, e orienta ainda todos os eleitores de outros municípios de residem hoje em Teófilo Otoni e não transferiram o título, eles podem baixar o aplicativo e-título no celular android ou tablet, e dentro do aplicativo pode justificar e não comparecer em nenhuma sessão eleitoral. “A justiça eleitoral está tomando todos os cuidados para evitar o acúmulo de pessoas no local de votação”, disse.

269ª Zona Eleitoral

Chefe Cartório: Patrícia Guedes Barrack

Juiz Eleitoral: Dr. Geraldo Rodrigues de Oliveira

Promotor Eleitoral: Dr. Hélio Pedro Soares

Contato fixo: 3521-9351

(Foto da cidade de Teófilo Otoni / Ilustrativa / Crédito: wikipedia, Por João Vitor Mello)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui