Dia Internacional do Idoso é comemorado nesta quinta-feira, 1º de outubro

0
3512

No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Idoso, pessoa que possui idade igual ou superior a 60 anos. A data marca os 17 anos da Lei n° 10.741 (Estatuto do Idoso), e é fundamental reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos nossa atitude com relação aos idosos.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, conselheira estadual da pessoa idosa, coordenadora de grupos de idosos Hidro-Idade e AATI, Cida Johnson, ressalta que este mês é de sensibilização para a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

“O envelhecimento é um fenômeno biológico normal que atinge todos os organismos vivos, mas muitas pessoas não sabem lidar com esse processo. Diante disso, o aumento da expectativa de vida no Brasil, que hoje ultrapassa os 71 anos de idade, representa um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de amparar melhor os idosos” disse.

Cida com idosos de Teófilo Otoni em evento na Praça Tiradentes (Foto: Arquivo)

Cida Johnson comenta das dificuldades encontradas durante este período de isolamento social, devido a Covid-19, já que ações são ofertadas todos os anos, mas para este ano não terão para evitar aglomerações, por serem os idosos do grupo de risco. Mas disse que vai deixar bem informados aqueles que passarem pelos PSF’s durante o mês, já que contempla também o mês da campanha Outubro Rosa.

Ela destaca que o Estatuto do Idoso comemora 17 anos, e ainda é preocupante a população não ter o conhecimento a fundo do mesmo. Cita alguns pontos principais do Estatuto do Idoso: “discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias ou aos meios de transporte, por motivo de idade; deixar de prestar assistência ao idoso, ou recusar, retardar ou dificultar que outros o façam; abandonar idosos em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência ou congêneres; expor em perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes, privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo e inadequado”.

Citou ainda outros pontos como: “apropriar-se ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro tipo de rendimento do idoso; induzir pessoa idosa sem discernimento de seus atos a outorgar procuração para fins de administração de bens ou deles dispor livremente; coagir, de qualquer modo, o idoso a doar, contratar, testar ou outorgar procuração”.

O desafio de viver com dignidade, uma vida socialmente ativa durante todo o percurso do envelhecimento, é uma realidade que envolve a todos nós. “As pessoas idosas são intermediárias entre o passado, o presente e o futuro. Sua sabedoria e experiência constituem verdadeiro vínculo vital para o desenvolvimento da sociedade”. Cida Johnson finaliza dizendo que é um privilegio defender sempre essa causa. “Aprender a envelhecer faz parte da educação de todas as pessoas. Vamos comemorar com cuidado e atenção, respeito e gentileza, como todo idoso merece. Que tal? Parabéns aos nossos protagonistas desta sociedade! Parabéns aos nossos idosos!

Presidente da Associação Amigos da Terceira Idade, Cida Jonhson

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui