Polícia Civil deflagra a operação “Káiv” em Nanuque e cumpre 63 mandados judiciais

0
1256

A Polícia Civil deflagrou a operação denominada Káiv, nesta quinta-feira (01/10), na cidade de Nanuque, resultado de uma série de investigações. A operação visou dar cumprimento a 63 medidas cautelares expedidas judicialmente, divididas em 38 mandados de busca e apreensão e 25 mandados de prisão preventiva. Foram utilizados o efetivo de 82 policiais civis, 23 viaturas e uma equipe do canil de Belo Horizonte com quatro cachorros.

Nesta data, foram cumpridas as prisões de 14 pessoas, duas delas em flagrante delito por tráfico ilícito de drogas, além de um menor apreendido. Outras 03 pessoas já estavam presas. Durante as diligências foram arrecadados com os alvos, 01 barra de meio quilo de maconha, 01 barra de 98.6g de maconha mais 03 porções pequenas, 01 cigarro e um pé da mesma droga, uma touca ninja, um dechavador, 02 balanças de precisão, 40 pedras de crack, 01 revólver calibre 38 com numeração de registro suprimida com 05 munições, além de 02 munições calibre 38.

Segundo a PM as investigações transcorreram no período aproximado de 04 meses para investigar a prática de recentes crimes de homicídios praticados em Nanuque, nos quais inclusive foi vitimada uma criança de 1 ano e 6 meses de idade e seu pai. “As investigações concluíram que o crime foi praticado por um indivíduo residente em Nanuque, por ordem da segunda pessoa no comando de uma organização criminosa estabelecida a nível estadual envolvida com tráfico de drogas e assalto a bancos, além de outros crimes, chefiada pelo criminoso alcunhado de Vanderlei “Chacal”, diz a nota publicada pela PC.

A PC diz ainda que, “foi apurada a morte de um jovem ocorrida no Bairro Vila Esperança em Nanuque, ocasião em que faleceu logo após ser atingido por diversos tiros. As investigações indicaram que um grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas é o responsável pelo crime, dois indivíduos foram apontados como líderes e mandantes e quatro foram apontados como executores da ação fatal. Mais ainda, chegou-se à autoria de um homicídio consumado juntamente com uma tentativa de homicídio ocorrido no Bairro Nossa Senhora de Fátima (Reta), praticados por dois irmãos integrantes de um grupo criminoso envolvidos com o tráfico de drogas”.

Apurou-se ainda uma tentativa de homicídio contra uma vítima tendo como motivação inclinação homofóbica, cometido no Bairro UDR, praticado mediante disparos de arma de fogo. Ainda foram investigados no bojo da mesma operação uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas estabelecida nos bairros Sete de Setembro e Santa Helena. Oito pessoas foram apontadas como integrantes do grupo, além de um criminoso recém falecido em um acidente veicular.

Nesta data, foram presos 3 homens e 3 mulheres, duas delas apontadas como as atuais líderes do grupo criminoso. As outras duas pessoas já estavam presas. O termo Káiv, em grego antigo, significa Caim, indivíduo que, segundo a Bíblia, teria sido o responsável por derramar o primeiro sangue inocente no mundo, assassinando seu irmão Abel.

As investigações foram conduzidas pelo delegado, dr Luiz Bernardo, investigadores Chalme dos Santos, Davi Costa, João Gilvan, Marcos Aurélio Silva e Adriane Fontes, todos sob a coordenação do Delegado Regional, dr João Augusto. A operação teve o apoio de uma equipe de 18 policiais penais e 03 viaturas do sistema prisional, que ajudaram na guarda dos presos e fizeram o transporte deles até o presídio de Teófilo Otoni. (Informações/Fotos: Polícia Civil, Teófilo Otoni).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui