Campanha Nacional de Multivacinação: de 5 a 30 de outubro 2020

0
75

A Campanha Nacional de Multivacinação já está sendo realizada. Entre os dias 5 a 30 de outubro, acontece a atualização da caderneta de vacinação para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. A vacinação é essencial para a saúde e precisa ser feita mesmo na pandemia. A vacinação é a maneira mais eficaz e segura de prevenir diversas doenças.

Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Nacional de Imunizações (PNI) é referência internacional ao promover o acesso gratuito da população às vacinas, respeitando critérios e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, crianças, adolescentes, adultos e idosos precisam comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa e verificar se está com todas as vacinas em dia.

Em 2020, a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes até 14 anos vai até o dia 30 de outubro. O dia D, com divulgação e mobilização nacional, será realizado em 17 de outubro. A campanha também engloba a imunização contra a Poliomielite. Vale destacar que o Calendário Nacional de Vacinação tem como objetivo otimizar a cobertura vacinal no país, além de ampliar grupos e faixas etárias com o intuito de deixar uma maior parcela da população mais protegida.

O cartão de vacinação é um documento indispensável, uma vez que o controle das vacinas pode evitar uma série de doenças. Assim, não só crianças, como adolescente e adultos, devem manter suas vacinas em dia. Caso não esteja de posse do cartão de vacinação, por motivo de perda ou dano, é recomendado que o usuário procure o serviço de saúde que costuma vacinar ou que faça parte de seu território de abrangência. Lá, ele terá o chamado “cartão espelho”, no qual ficam arquivados os registros de doses que foram aplicadas.

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima até o dia 30 de outubro. E lembre-se: respeite as orientações de prevenção ao coronavírus. Cartão em dia, saúde protegida. (Informações/Imagens: Assessoria de Comunicação Social/ Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni/ Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui