Coordenador de vigilância ambiental alerta população sobre arboviroses urbanas

0
1085

Teófilo Otoni – O coordenador de vigilância ambiental do município de Teófilo Otoni, Joaniz Lopes alerta à população sobre o período das chuvas que chegaram, iniciando também o período dos riscos das arboviroses urbanas, as conhecidas Dengue, Zica e a Chikungunya.

Joaniz pede à população que comece um trabalho antecipado de limpeza nos quintais, que olhe como estão os jardins das residências, verifique a situação de pneus, latinhas, vasilha de água dos animais domésticos, calhas, se a caixa de água está coberta ou não, ou outras vasilhas e embalagens em geral se estão acumulando água ou não.

“Temos que lembrar que os ovos da dengue ficam até 450 dias tomando sol, e nas primeiras chuvas, em 30 minutos elas se tornam viáveis para a eclosão. Para evitarmos uma epidemia de dengue aqui no município nós precisamos contar com o apoio de toda população”, disse. Ele ressalta que nos espaços urbanos a competência é do município, como limpeza da calha do rio, margens de rua, capinas, e pede à população que olhe como estão os seus quintais, porque os cuidados dentro de casa são de responsabilidade do morador.

Dengue: doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico, pois a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, enquanto uma pequena parte evolui para gravidade. É a mais importante arbovirose que afeta o homem, constituindo-se em sério problema de saúde pública no mundo.

Febre de Chikungunya: doença produzida pelo vírus chikungunya (CHIKV), transmitida por mosquitos do gênero Aedes, que cursa com enfermidade febril aguda, subaguda ou crônica. A enfermidade aguda se caracteriza, principalmente, por início súbito de febre alta, cefaléia, mialgias e dor articular intensa, afetando todos os grupos etários e ambos os sexos.

Febre pelo vírus Zika: É uma doença viral aguda transmitida principalmente, pelos mosquitos Ae. Aegypti e Ae. albopictus, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Os casos costumam apresentar evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias. Todavia, observa-se a ocorrência de óbitos pelo agravo, aumento dos casos de microcefalia e de manifestações neurológicas associadas à ocorrência da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui