Malacacheta – Na madrugada de quarta-feira (02/12), a Polícia Militar em Malacacheta recebeu informações que o veículo Ford Ecosport branco, placa PYL-9E79, que havia sido roubado na cidade de Água Boa no dia 10/11/2020, teria passado em Malacacheta e estaria indo em direção à cidade de Poté. As informações apontavam que os ocupantes do veículo seriam integrantes de uma quadrilha especializada em crimes contra instituições financeiras (explosões de caixas eletrônicos, sequestro de gerentes de bancos), e que provavelmente, o alvo seria alguma instituição financeira em uma cidade da região.
O comandante da PM em Malacacheta, tenente Adeilton planejou uma operação e acionou militares do pelotão de Malacacheta e do destacamento de Poté, para tentar localizar o veículo e os seus ocupantes. Posteriormente a PM recebeu informações que o veículo estava na zona rural de Poté, foi ao local onde o carro foi visto na garagem de uma casa. Os militares notaram que a placa estava diferente da sua original. “Após cercarmos a residência demos ordem pra que seus ocupantes dali saíssem sem resistir, com as mãos na cabeça, o que foi obedecido. Saíram da casa dois indivíduos maiores de idade, que foram presos de imediato”, disse o tenente Adeilton.
A PM constatou que o veículo Ecosport se tratava do veículo roubado em Água Boa e estava com placa de outro veículo Ecosport branco. Durante buscas na residência, o tenente Adeilton disse que foram encontrados um maçarico e um pequeno botijão de gás, mais alguns materiais utilizados comumente pelas quadrilhas para explosão de caixas eletrônicos. Os materiais apreendidos, o veículo e os dois presos foram levados para o quartel de Poté para confecção da ocorrência.
Em continuidade aos trabalhos a PM fez contato com vários militares de Nova Serrana e Capelinha, também recebeu apoio do Tático Móvel de Teófilo Otoni, e foi informada que os dois presos na verdade fazem parte de uma organização criminosa composta, inclusive por um suspeito de ter roubado o carro em Água Boa, que está preso em Nova Serrana por outro crime. Os militares retornaram à casa onde os dois estavam escondidos e localizaram uma pistola 9mm da marca Ruger equipada com mira laser e seletor de rajada, 10 cartuchos do mesmo calibre e 01 touca ninja.
Ainda em continuidade nas diligências dessa ocorrência, foi localizado na zona rural de Setubinha, um veículo Ônix na cor preta, de placa FMO-4890, roubado em Malacacheta no dia 07/11/2020, que também estava sendo utilizado pela quadrilha. Mais um indivíduo foi preso. Os três presos foram conduzidos para a delegacia da Polícia Civil em Teófilo Otoni juntamente com os materiais apreendidos para medidas de polícia judiciária. “Importante destacar que, graças a Deus foi muito exitosa essa operação policial militar, pois conseguimos recuperar 02 veículos roubados, prender 03 autores, apreender 01 pistola 9mm e outros materiais comumente utilizados para arrombar caixas eletrônicos de bancos e correios”, comemorou o tenente Adeilton.
Equipes, Malacacheta: tenente Adeilton, cabos Fagundes, Warley e Rogério. Poté: sargento Teles, cabos Alexandre e Ronan. Setubinha: Sargento Seifert e cabo Leandro. Tático Móvel: tenente Frederico, sargento Márcio, cabos Ricardo e Nadabe. Agentes AA/19º BPM. (Informações/Fotos: PMMG, tenente Adeilton)