Na quarta-feira (16/12/2020), a Polícia Militar recebeu informações através de familiares da vítima – uma mulher de 29 anos, que ela estava desaparecida desde a manhã desta data, por volta das 10 horas, e que estava mandando mensagens do celular do seu ex-amásio dizendo que estava indo para Belo Horizonte, para a família cuidar de seus filhos. Segundo as testemunhas, elas suspeitavam que a vítima estivesse na fazenda onde o autor (ex-amásio) trabalha.
Uma equipe da Polícia Militar foi até o Córrego Conceição, zona rural da cidade e localizou o homem (C.L.S. de 56 anos) conduzindo um trator. Ao ser abordado ele negou que a vítima estivesse em sua casa, mas diante da negativa dele, os militares o conduziram à sua residência e ao entrarem depararam com a vítima acorrentada pelo braço direito e outra parte da corrente no madeiramento do telhado. Neste momento o homem foi preso em flagrante delito, e ele disse que acorrentou a vítima a pedido dela.
Questionada, a mulher disse à PM que encontrou com o homem na Praça Tiradentes em Teófilo Otoni, que ele ameaçou de matar seu filho se ela não o acompanhasse, então temerosa subiu na garupa da moto que ele conduzia, e ele deslocou para a residência onde ela morou com ele durante dois anos, chegando lá ele manteve relação sexual com ela sob ameaça e posteriormente a acorrentou pelo braço.
Segundo a vítima o homem lhe agrediu com um golpe de machado no joelho esquerdo e tentou matá-la com veneno chumbinho, dizendo que tomaria posteriormente, tendo ela lhe convencido a não fazer isso, passando a lhe abraçar. A mulher disse que ficou temerosa, devido o homem já ter cumprido pena por homicídio de uma mulher gestante. O homem foi conduzido em flagrante junto com os materiais apreendidos para a delegacia de Polícia Civil para as medidas de polícia judiciária.