Nova reunião pra buscar parcerias para funcionamento do laboratório da UFVJM

0
904

Estão bem avançadas as tratativas para funcionamento do Laboratório de Biologia Molecular do Campus Mucuri

Prefeitos e Secretários de Saúde dos municípios da área do Consórcio
Intermunicipal de Saúde Entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha

Aconteceu na sexta- -feira (26/02/2021), no Campus Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), uma importante reunião para a saúde pública, com firmamento de novas parcerias para o enfrentamento da Covid-19 no Vale do Mucuri. Entre as instituições participantes, destacamos o Comitê Técnico, Científico e Multidisciplinar (CTCM-UFVJM), Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha (CIS-EVMJ), COSEMS e Ministério Público Minas Gerais, além de prefeitos e secretários municipais de saúde.

Um dos coordenadores do Comitê, professor Leonel de Oliveira Pinheiro disse que o objetivo da reunião era apresentar para todos os secretários municipais de saúde e prefeitos do Consórcio de Saúde a proposta, estrutura, logística e funcionamento do Laboratório de Pesquisa e Diagnóstico em Biologia Molecular da UFVJM – Campus Mucuri. Também a apresentação de uma proposta de parceria por meio de um acordo de cooperação técnica.

Ele ressalta que essa proposta de parceria foi muito bem aceita entre os secretários e os prefeitos. O presidente do Consórcio, prefeito de Poté, Nêgo Sampaio, que estava acompanhado da secretária Executiva Giovana Karla, entre os representantes da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, do COSEMS, do Ministério Público, dr. Lucas Dias que vem mediando todo o processo. E a partir do acordo, das vantagens, da importância da infraestrutura, foi criado um grupo técnico, composto entre instituições do CTCM, UFVJM, Ministério Público, Superintendência Regional de Saúde e CIS-EVMJ.

O professor Leonel Pinheiro destaca que as tratativas para parcerias estão bastante avançadas e o próximo passo é elaborar a minuta final do documento técnico para que ele seja apresentado e validado juridicamente e submetido às prefeituras para assinatura. “É um passo importante para consolidar a manutenção do laboratório, ou seja, essa parceria e então em viabilizar, no primeiro momento a testagem Covid-19 para nossa região. Ao invés de mandar pra Belo Horizonte passaria a ser feito aqui. E num segundo momento, exames de cerca de 20 doenças em diagnóstico por meio de biologia molecular ou outros métodos sorológicos”, explicou o Professor. (Informações/ Fotos: colaborou, o Professor Leonel Pinheiro).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui